A agência do Banco do Brasil começou a funcionar nesta segunda-feira (9), no Centro de Atendimento ao Munícipe “Guerino Bertolini”. Os moradores da região leste já podem utilizar os serviços oferecidos pela agência, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
Na nova agência são oferecidos os mesmos serviços disponíveis nas agências do Centro da cidade, como abertura de contas, empréstimos, pagamento de boletos e outras transações bancárias, além de esclarecimento de dúvidas.
Além disso, os microempreendedores terão a disposição serviços de linhas de crédito como o Microcrédito Produtivo Orientado (para pessoas físicas e jurídicas) e também o BB Microcrédito Empreendedor, destinado a microempresários.
A abertura do nova agência contou com a participação do prefeito Nelson Dimas Brambilla, do presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, do vereador José Roberto Rimério (Miqueira), de secretários e diretores da administração, do coordenador do CAM José Gonçalves Filho (Paraíba) e do secretário de Governo da cidade de Leme, Vanderlei Basílio do Nascimento.
Pelo Banco do Brasil, estiveram presentes o superintendente regional de varejo Videvaldo da Silva Rego Junior; o gerente geral da agência do BB de Araras Augusto Costa de Oliveira Neto; o gerente de relacionamento de governo do Banco do Brasil Diógenes Pagliari; e o gerente da agência do BB da Praça Barão Paulo Roberto Tavelini, que será também o gerente responsável pela agência do CAM.
Para o superintendente Videvaldo da Silva Rego Junior, a iniciativa é resultado do empenho e persistência da Prefeitura em facilitar o acesso dos moradores da zona leste aos serviços do banco.
“A nova agência reforça a parceria que o Banco do Brasil tem como a Prefeitura. Estaremos a disposição da administração para a realização de outros projetos de instalação de outras agências em outras regiões de Araras”, afirmou o superintendente.
Tavelini, que ficará responsável pela gerência da nova agência, disse que a proposta é levar o Banco do Brasil para perto da população. “Os serviços oferecidos trarão comodidade aos moradores, que poderão pagar contas e realizar empréstimos, antes oferecidos só nas agências do Centro”, destacou.
Para o presidente da Câmara Municipal Breno Cortella, a administração municipal cumpre com o compromisso de trazer parte da Prefeitura para perto da população.
“A nova agência irá beneficiar os moradores desta localidade e também os empreendedores do setor rural, que poderão obter linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para investir em sua produção”, declarou o vereador.
O prefeito reforçou o pedido para que os funcionários da nova agência ofereçam acolhimento e acreditem no desenvolvimento sócio-econômico da população da região.
“A região leste possui um potencial econômico crescente e já conta com microempresários nas mais diversas áreas. O banco será o indutor do desenvolvimento da região e um grande facilitador de negócios”, afirmou Brambilla.
Ele ressaltou ainda o compromisso em investir na região, que conta atualmente com mais de 40 mil habitantes. “A administração tem feito esforços para garantir infraestrutura necessária aos moradores, oferecendo acesso à saúde com o Caem “Dr. Nelson Salomé” e o Hospital Municipal “Elisa Franchozza”, além de cursos de profissionalização com o Centro de Turismo “José Élio Dias” e futuramente mais lazer e cultura e esporte com a inauguração do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)”, acrescentou o prefeito.
Acesso facilitado
O metalúrgico Gilberto Brito Gomes, morador do José Ometto, foi o primeiro munícipe atendido na nova agência. Ele disse que fará todos os pagamentos no Centro de Atendimento, que, segundo ele, levou serviços essenciais para mais perto da população da região leste.
“Não tenho do que reclamar dos serviços que temos na região leste com relação a atendimento de saúde, lazer e agora também serviços bancários”, reforçou.
Já Gildázio Pias dos Santos, que trabalha na Usina São João, disse que antes pagava todas as contas nas agências do centro. “O Centro de Atendimento facilitou minha vida e agora não vou precisar gastar com ônibus para me locomover até o Centro da cidade, sacar meu salário e pagar contas”, disse ele, que reside no Assentamento Rural.
O prédio concentra serviços essenciais da Prefeitura de Araras, que até então eram disponíveis apenas na região central da cidade. Um dos exemplos é o serviço de Protocolo, que permite a apresentação de documentos com solicitações de munícipes para qualquer Secretaria ou departamento da Prefeitura. Já o atendimento nas áreas de Tributação e Execução Fiscal possibilita o pagamento de taxas e tributos, bem como a negociação de débitos anteriores.
O Centro de Atendimento também conta com postos do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente); PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); Banco do Povo Paulista e Procon; além de agência dos Correios, que funciona também como banco postal, onde os munícipes podem pagar contas e efetuar saques. O local é monitorado por câmeras 24h por dia e posto da Guarda Municipal na parte externa do prédio, que reforça também a segurança na região. Além disso, a população conta também com banca de jornais e revistas, lanchonete e telecentro, que pode ser utilizado gratuitamente.
O Centro de Atendimento ao Munícipe fica na Avenida Irineu Carroci, no José Ometto 2, e funciona das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-5373.
Horácio Busolin Júnior/Secom