O Sesi Araras traz programação cultural repleta de atrações que seguem até outubro, envolvendo música, cinema e fotografia.
Entre os destaques está o show “Ser-tão Brasileiro”, do grupo Pindorama, que acontece neste sábado (24), às 13h, na unidade localizada na Avenida Melvin Jones, no Heitor Villa-Lobos. A entrada é franca.
“Ser-tão Brasileiro” leva ao público releituras de músicas do folclore do Brasil presentes nos festejos populares do Sertão. A apresentação performática, rica em sonoridade e expressão, passa pelo xaxado dos festejos no cangaço, pelo baião das festas em sítios em pé de serra, pelo côco presente nas comunidades quilombolas, pelo forró instrumental da sanfona pé-de-bode, pelos pífanos com ternos de zabumba, por festa de reis e reisados e pelo caboclinho de origem indígena.
O grupo Pindorama busca reafirmar a riqueza da cultura popular por meio da simplicidade dos costumes sertanejos. O espetáculo foi idealizado com base na pesquisa relacionada à composição do repertório e à elaboração dos arranjos, bem como no estudo de instrumentos usados nos festejos populares, vestes típicas e danças tradicionais.
Mostra de cinema
A programação traz ainda mostra gratuita e itinerante de cinema, composta por oito filmes finalistas do IX Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema - entre eles, estão sete longas-metragens e um curta-metragem. As sessões são gratuitas e acontecem até o dia 6 de outubro.
Entre os destaques, estão os longas “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca e protagonizado por Camila Pitanga; “Xingu”, de Cao Hamburguer, com Caio Blat e Maria Flor no elenco; e “Corações Sujos”, de Vicente Amorim, estrelado por Eduardo Moscovis.
Outro ponto alto é o documentário “Tropicália”, de Marcelo Machado, que reúne shows históricos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé. Também integram a mostra os filmes “Área Q”, “Era uma Vez Eu”, “Verônica e Sudoeste”, além do curta-metragem “A Noite dos Palhaços Mudos”.
O IX Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema, realizado em junho de 2013, contemplou grandes nomes do cenário artístico brasileiro, entre eles o diretor Cao Hamburguer, pelo filme “Xingu”; o diretor de arte Daniel Flaksman, por “Corações Sujos”; e os atores Camila Pitanga e Zecarlos Machado por “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”.
A agenda completa com as sessões dos filmes pode ser conferida no site da Prefeitura de Araras – www.araras.sp.gov.br – e do Sesi, no link http://www.sesisp.org.br/cultura/cinema.html.
Fotografia
Também com entrada franca, a unidade do Sesi Araras traz a exposição fotográfica “As Cores do Palco”, de Alessandra Fratus. A mostra é composta por 13 fotos digitais coloridas de espetáculos musicais e teatrais realizados em São Paulo, entre 2007 e 2009.
A exposição estará aberta a visitação do público até o dia 31 de agosto, de terça a a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
O critério para a escolha das fotografias é a reação sensorial do espectador diante da experiência do palco. Muito além de uma proposta documental, o objetivo do projeto é transformar as imagens em uma segunda obra de arte.
Fotógrafa nascida em Goiânia, Alessandra desenvolve trabalhos fotográficos em São Paulo com foco na fotografia digital de espetáculos e retratos. Seus trabalhos como freelancer consistem em fotografar espetáculos musicais, teatrais, circenses e passionais, com o intuito de criar a “arte-documento”.
Clique aqui e confira a programação da mostra de cinema
Horácio Busolin Júnior/Secom
Com informações da assessoria do Sesi-SP