As rondas da Guarda Municipal de Araras serão reforçadas com seis novas motos, adquiridas pela Prefeitura.
Os veículos da marca Honda, modelo XRE 300, foram entregues nesta terça-feira (6) pela Concessionária Mundial Motos, empresa vencedora da licitação, e encaminhados ao CTIM (Coordenadoria de Transporte e Manutenção Interna) para serem licenciados e também equipados.
As novas motos vão auxiliar os trabalhos preventivos e agilizar também o acesso dos guardas municipais aos locais das ocorrências. Atualmente, a GM possui três motocicletas para patrulhamento.
"As novas motocicletas são mais adequadas para as rondas e proporcionarão mais flexibilidade e agilidade, tanto nas atividades de prevenção quanto na repressão, além da fiscalização do trânsito. Com este reforço, temos como meta aumentar a presença da Guarda Municipal nos bairros e também reduzir o número de acidentes de trânsito”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo.
Segundo ele, os gms que integrarão as equipes de ronda motorizada vão receber treinamento específico, incluindo a prática de direção defensiva.
A aquisição das motocicletas faz parte do pacote de investimentos na área de segurança pública, que inclui também a aquisição de duas caminhonetes S-10 cabine dupla, quatro minivans Chevrolet Spin, 60 pistolas .380 Imbel, quatro escopetas calibre 12, além dos sistemas de monitoramento por câmeras e também da fiscalização eletrônica da velocidade, que está em fase de implantação e, em breve, vai utilizar radares móveis em ruas e avenidas de fluxo intenso de veículos.
A Guarda Municipal também se prepara para dar prosseguimento à reciclagem obrigatória do seu efetivo, atividade que está sendo coordenada pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, criado recentemente.
Ana Manoela Reis/Secom