Moradores da zona leste lotaram a Praça “Jorge Assumpção”, no José Ometto 1, para acompanhar a cerimônia de inauguração do Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo “José Élio Dias”.
O evento aconteceu na tarde do último domingo (4) e contou com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla; da primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla; do deputado federal José Mentor; do deputado estadual Antônio Mentor, além do presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella, dos vereadores Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), Francisco Nucci Neto, José Roberto Rimério (Miqueira), Anete Monteiro dos Santos Casagrande, Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê), Eduardo Elias Dias (Du Segurança), de familiares do radialista José Elio Dias, secretários e demais servidores municipais.
Além de estrutura para apresentações culturais, que valorizam as tradições regionais, o Centro de Turismo possui também salas destinadas a realização de cursos gratuitos de qualificação profissional, que serão ministrados pelo Senac – entre eles, técnicas de confeitaria, confeccionista de patchwork e técnicas básicas de patchwork.
O secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda Leonardo Dias reforça que o local é voltado principalmente para capacitação profissional, onde será possível desenvolver talentos.
“Esta é uma obra para o povo de Araras, que vai oferecer qualificação para que as pessoas tenham sua própria renda. Os cursos e o material são gratuitos e as inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (5), no próprio Centro de Turismo e também na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além das aulas, os alunos irão receber também consultoria especializada do Sebrae sobre empreendedorismo”, contou.
O Centro de Turismo recebe investimentos do Governo Federal, por meio de emenda do deputado federal José Mentor (PT), atendendo a um pedido do vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), com contrapartida da Prefeitura.
“Fico feliz com as obras da atual administração nesta região e também em outras regiões da cidade. Isso mostra que o Governo atende aos pedidos da população e dos vereadores”, disse o vereador Zé Bedé, que discursou em nome da Câmara Municipal.
Para o deputado federal José Mentor, autor da emenda que destinou recursos do Ministério do Turismo para a construção do local, os cursos gratuitos oferecidos à população vão auxiliar ainda mais no desenvolvimento do município.
“Hoje em dia, quem passa por Araras vê uma outra cidade. Esse espaço feito pela administração municipal é voltado para valorizar e potencializar os artistas do município, além de oferecer também capacitação profissional aos ararenses. O que a gente aprende, ninguém tira. Por isso, precisamos capacitar e qualificar os nossos jovens e o lugar é aqui”, comentou o deputado, autor também de outras emendas que beneficiaram Araras – entre elas, a da revitalização do Centro de Lazer “Ignácio Zurita Neto”, no Jardim São João, que foi entregue em 2011.
Ideia compartilhada pelo deputado estadual Antônio Mentor, que é irmão de José e ficou feliz com a concretização de mais uma obra para a região leste. “A zona leste vem recebendo grandes investimentos da administração municipal, tendo com principal objetivo facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos antigamente apenas na região central. O Centro de Turismo vai reunir atividades culturais e qualificação profissional. Uma oportunidade que deve ser aproveitada pela população”, concluiu.
A iniciativa da Prefeitura visa garantir a qualificação profissional de pessoas desempregadas ou não, que queiram aumentar a renda familiar ou montar seu próprio negócio. A idade mínima para participar das aulas é 16 anos.
“Quando pensamos neste espaço, lembramos das mulheres que queriam voltar ao mercado de trabalho mas não estavam qualificadas. No Centro de Turismo, a população terá cursos gratuitos oferecidos pelo Senac e no final receberá diplomas. Estes cursos vão ampliar as oportunidades profissionais e também ajudar na renda de muitas famílias”, disse Brambilla à população da zona leste.
O Centro de Turismo é mais uma obra do Governo de Araras, que valoriza a zona leste e sua população. Há um mês, foi inaugurado o CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) “Guerino Bertolini”, que facilita o acesso dos moradores da região a serviços, até então, disponíveis somente no Centro.
Além de atendimento da Prefeitura em vários setores, o local concentra ainda agência bancária e dos Correios, banca de jornais, lanchonete e posto da Guarda Municipal, e atende à solicitação feita pela população da zona leste no Orçamento Participativo.
“Este é um governo que está atento às reivindicações populares e busca atendê-las, pensando em transformar Araras em uma cidade ainda melhor no futuro. Uma das principais ferramentas para que isso aconteça é a educação e a qualificação profissional, que garantem a independência das pessoas. Investimos na reforma e construção de escolas, buscamos parcerias com instituições renomadas de ensino superior e teremos o maior Senai da região, privilegiando e capacitando a nossa gente”, comentou.
Brambilla valorizou ainda o apoio que a administração vem recebendo de deputados, como os irmãos Antonio e José Mentor, que auxiliam no diálogo com os Governos Federal e Estadual e na vinda de verbas para a cidade.
“Peço que vocês cuidem deste espaço. Vamos evitar o vandalismo, cuidando de deste local que foi feito especialmente para atender vocês”, finalizou.
Neide Aparecida Rosa, moradora da zona leste, já escolheu o curso que pretende fazer no Centro de Turismo. Por gostar de culinária, ela viu a oportunidade de conseguir uma renda, futuramente, sem ter que abandonar as tarefas de casa e os cuidados com o neto.
“Soube dos cursos e já vou me inscrever. É tudo pertinho de casa e de graça. Não tem como não fazer”, disse.
A irmã Maria do Carmo Rosa concorda. “É uma ótima oportunidade. Já falei com duas vizinhas e combinamos de fazer juntas”, falou.
Homenagens
O evento também foi marcado por homenagens. O Centro de Turismo recebe o nome do radialista José Élio Dias, por meio de projeto de lei de autoria do vereador Francisco Nucci Neto.
Viúva do comunicador, Júlia Fluetti Dias lembrou que no próximo dia 5 de novembro completa um ano do falecimento de seu esposo. Em nome da família, ela agradeceu a homenagem prestada ao radialista, que dedicou 40 anos de sua vida ao jornalismo com trabalhos nos principais meios de comunicação da cidade e também Prefeitura de Araras, como assistente de imprensa na administração do então prefeito Milton Severino.
“Agradeço a homenagem prestada a ele. A todos que passarem por aqui desejo que alcancem sucesso e realizações. Onde estiver, sei que o Zé Elio está feliz com tudo que acontece aqui nesta noite”, falou ao lado dos filhos, Douglas e Patrícia.
A família do homenageado recebeu do prefeito Brambilla a medalha comemorativa aos 150 anos de fundação de Araras, destinada a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.
Medalhas também foram entregues aos deputados Antonio e José Mentor e ao músico Walter Nunes da Silva Sobrinho, da Banda Fattus, que animou o evento e está completando 25 anos de atividades.
Salas e cozinha piloto
Após o descerramento das placas, as salas foram abertas à população, que conheceu as instalações do Centro de Turismo.
O prédio conta com salas que foram equipadas de acordo com a necessidade dos cursos - uma delas possui máquinas de costura; outra utensílios para artesanato.
Há ainda uma terceira sala, multiuso, destinada a consultorias do Sebrae e reuniões. Já as aulas de culinária serão realizadas na cozinha piloto que foi montada no local para atender aos alunos.
O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Luciana Cândido/Secom