Educação de qualidade, que ultrapassa o ensino realizado apenas nas salas de aula e incentiva o desenvolvimento pleno dos alunos, por meio de atividades lúdicas, esportivas e culturais, além de reforço escolar.
A proposta faz parte do Ensino Integral, que será implantado pela Secretaria Municipal de Educação em unidades da rede de ensino neste segundo semestre.
A partir desta segunda-feira (5), o projeto começa na Emeief “Maria Zélia Padovani Martins Pereira”/Caic e na Emef “Adalgisa Perin Balestro Franzini”, localizadas no Parque Tiradentes – esta semana, as atividades tiveram início na Emeief “Lions Clube”, na Vila Dona Rosa Zurita e, em caráter experimental, já eram realizadas também na Emef “Professor Joel Job Fachini”, no Jardim das Nações.
Segundo a secretária municipal de Educação Elizabeth Cilindri, durante o mês de agosto serão inseridas mais crianças no Ensino Integral. “Trata-se de um projeto educacional que será introduzido paulatinamente nas escolas, buscando incentivar a participação e o conhecimento dos alunos em várias áreas, além de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e reforçar noções como respeito, disciplina e cidadania”, explica.
No Ensino Integral, os estudantes participam das atividades no horário inverso ao das aulas regulares. O aluno que estuda à tarde, por exemplo, entrará na escola às 7h30 e terá aulas de reforço escolar, judô, dança, além de várias oficinas durante o período da manhã. Das 11h30 às 12h, ele vai parar para o almoço e às 12h30 entra para a aula regular.
A secretária reforça que o programa “Mais Educação”, implantado em Araras, desde 2010, por meio de parceria com o Governo Federal, foi um preparo para a introdução do Ensino Integral. As oficinas do programa continuam fazendo parte da grade de atividades do Ensino Integral e serão complementadas com outras ações coordenadas pelas próprias escolas.
Com o novo projeto, as crianças que antes ficavam 7h nas escolas passam a ficar 9h. “Estamos apresentando o projeto aos pais e responsáveis pelos alunos e eles estão maravilhados com a quantidade e a qualidade das aulas oferecidas no Ensino Integral aos estudantes”, contou a secretária.
O Ensino Integral também faz parte do “Pacto Ararense pela Educação”, que reúne vários segmentos da sociedade, visando ampliar a oferta por aulas e atividades educacionais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. A iniciativa será lançada ainda neste mês.
Para viabilizar o Pacto, a Prefeitura busca parceiros que podem colaborar com a iniciativa. Uma das primeiras parcerias já concretizadas foi com o Instituto São Francisco de Assis, que fica no José Ometto 2 e vai ceder parte de sua estrutura para abrigar um polo de Ensino Integral.
A previsão é que o local atenda a cerca de 250 crianças da Emef “Padre Hercílio Bertolini” (José Ometto1) e da Emef “Padre João Poletti” (José Ometto 2). Atualmente, o prédio recebe pequenos reparos para atender aos alunos.
“Só a educação pode transformar as pessoas. Por isso, ela é a principal preocupação deste governo. Não medimos esforços para ampliar as vagas, buscar parcerias e facilitar o acesso das pessoas a todos os níveis de ensino. O Ensino Integral reforça esse compromisso que temos com a população”, destacou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Lions Clube
O Ensino Integral começou na Emeief “Lions Clube”, na Vila Dona Rosa Zurita, na última quinta-feira (1º) e, de acordo com a diretora da escola Rochele Pegoraro Pagotti, vai atender, em média, 80 alunos por dia.
“O Mais Educação é um complemento para os alunos do Ensino Integral. Neste primeiro dia, todos que participaram das atividades se mostraram satisfeitos com as aulas e oficinas”, contou.
Ainda de acordo com Rochele, a grade curricular do projeto na escola oferece aulas de reforço, informática, hora da história, desenho, percussão, coral, horta, judô, dança e acompanhamento pedagógico.
Joel Job
Já a Emef “Professor Joel Job Fachini”, no Jardim das Nações, realiza projeto experimental de Ensino Integral desde o início deste ano. Segundo a diretora Suzilei Aparecida Silva Guerrero, as atividades foram implantadas para analisar a aceitação dos alunos e também atender à solicitação de pais.
Aproximadamente 60 estudantes participam das atividades na escola, divididos em 2 turnos (manhã e tarde). Entre as ações, estão contação de histórias, aulas de reforço e projetos criados pela própria coordenação da escola.
“As crianças de hoje têm uma outra dinâmica. Aqui elas convivem com crianças da mesma idade, têm sempre um adulto por perto para dar orientação e criam, assim autonomia, entre outras qualidades, como disciplina”, destacou.
Luciana Cândido/Secom