A Prefeitura de Araras começou nesta sexta-feira (26) a instalação de bicicletários na Praça Barão de Araras.
A 1ª etapa do projeto inclui a colocação de três dispositivos no local - um próximo ao Paço Municipal, outro em frente às Casas Bahia e mais um próximo à Casa da Cultura, ao lado do ponto de ônibus.
Além disso, eles serão colocados também no Calçadão “Monsenhor Quércia” e no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Os bicicletários serão instalados em pontos estratégicos, próximos a estabelecimentos comerciais e administrativos, escolas, bancos e praças, garantindo assim que o ciclista guarde a bicicleta com segurança.
As novas praças e os espaços de lazer revitalizados pela Prefeitura também passarão a contar com os dispositivos.
A implantação de bicicletários em Araras foi assunto debatido durante a Conferência Municipal das Cidades e também por vereadores municipais, entre eles, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), que fez indicação para instalação no CAM “Guerino Bertolini”, e Breno Zanoni Cortella, que solicitou os dispositivos na área da zona azul.
A intenção é incentivar o transporte alternativo e não poluente, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
“Preservar o meio ambiente é garantir qualidade de vida e a conscientização é muito importante para que todas as pessoas contribuam com esse processo. Muitas vezes, atitudes simples fazem toda a diferença”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Cada bicicletário de chão mede 2m x 2,50m e tem capacidade para acomodar até 5 bicicletas. Outros espaços públicos da cidade já contam com dispositivos semelhantes, como o Lago Municipal, a Câmara Municipal e a Rodoviária Municipal “Padre João Modesti”.
O projeto é realizado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade; já a instalação dos bicicletários cabe às equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.
Horácio Busolin Júnior/Secom