A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, vai instalar bicicletários em praças e espaços públicos da cidade, ampliando a iniciativa já realizada no CAM “Guerino Bertolini”.
Localizado no José Ometto 2, o prédio foi inaugurado no último dia 30, com local específico para que a população deixe a bicicleta.
Os dispositivos serão colocados em pontos estratégicos, de preferência em locais públicos próximos a estabelecimentos comerciais e administrativos, escolas, bancos e praças, garantindo assim que o ciclista guarde a bicicleta com segurança. A intenção é incentivar o transporte alternativo e não poluente, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
A frota de veículos automotores cresce a cada ano e, em 2012, Araras contabilizava mais de 80 mil veículos.
A instalação de bicicletários também foi assunto debatido durante a Conferência Municipal das Cidades e por vereadores municipais, entre eles, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), que fez indicação para o CAM, e Breno Zanoni Cortella, que solicitou os dispositivos na área da zona azul.
Nesta semana está prevista a instalação de bicicletários na Praça Barão. A 1ª etapa do projeto inclui a colocação de três dispositivos no local - um próximo ao Paço Municipal, outro em frente às Casas Bahia e mais um próximo à Casa da Cultura, ao lado do ponto de ônibus. Além disso, eles serão instalados também no Calçadão “Monsenhor Quércia” e no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Cada bicicletário de chão mede 2m x 2,50m e tem capacidade para acomodar até 10 bicicletas. Outros espaços públicos da cidade já contam com dispositivos semelhantes, como o Lago Municipal e a Rodoviária Municipal “Padre João Modesti”.
“As novas praças que serão construídas e aquelas que passarão por revitalização também irão receber a instalação de bicicletários. Em Araras, não há uma cultura de uso de bicicleta e, com esta proposta, pretendemos incentivar a população a utilizá-la como meio de transporte para o trabalho e também para o lazer”, explica a diretora de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Adriana Corsini Menegoli.
Horácio Busolin Júnior/Secom