A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 21/06/2013 às 16:53
Prefeitura vai centralizar distribuição de medicamentos em Farmácias Municipais
Mudança garante que a população tenha acesso aos remédios, possibilitando controle informatizado e atendimento especializado

A Prefeitura de Araras vai modificar a distribuição dos medicamentos oferecidos pela rede pública de saúde a partir do mês de julho. Com o objetivo de melhorar o atendimento farmacêutico, a Secretaria de Saúde centralizará a entrega dos medicamentos em cinco farmácias municipais, distribuídas estrategicamente em cinco regiões da cidade.

Além disso, mais duas unidades farão a distribuição de medicamentos especializados e excepcionais: Ambulatório de Saúde Mental “Aguinaldo Bianchini”, no Jardim Celina (remédios utilizados em tratamentos na área de saúde mental, como psicotrópicos); e Centro de Atendimento ao Município “Antonio Casadei”, na Avenida Zurita, no Jardim Belvedere (medicamentos considerados excepcionais – “alto custo”).

As mudanças no sistema de distribuição foram anunciadas em coletiva realizada nesta sexta-feira (21) pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla e pela secretária municipal de Saúde Vandersi Pavan Bressan. O evento contou ainda com a participação dos vereadores Marcelo de Oliveira e Eduardo Dias (Dú Segurança), além de profissionais da imprensa.

As Farmácias Municipais ficarão em pontos estratégicos das regiões para que a população tenha fácil acesso aos postos, sem a necessidade de percorrer longas distâncias.

O munícipe terá à disposição mais de 150 itens, que poderão ser retirados em uma das cincos Farmácias Municipais, localizadas no Caem (Centro de Especialidades Médicas “Dr. Nelson Salomé” (José Ometto), PSF “Gerônimo Ometto” (Jardim Cândida), PSF “José Fiori” (Jardim Fátima), UBS “Oswaldo Devitte” (Narciso Gomes) e UBS “Francisco Cascelli” (Parque das Árvores).

Por meio de sistema informatizado, as Farmácias terão controle sobre os medimentos entregues a cada um dos usuários, pois todos os pacientes terão cadastro com informações sobre prontuário e remédios prescritos.

Para retirar os medicamentos, é preciso que o munícipe apresente receita médica, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento pessoal e comprovante de endereço. A atendimento nas Farmácias Municipais será de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Para a secretária Vandersi Pavan Bressan, a medida vai garantir que o sistema de distribuição de medicamentos seja mais técnico e eficiente.

“A medida vai controlar a saída de medicamentos de forma a atender toda a população. Cada farmácia vai ter acesso ao sistema e saberá se o paciente já retirou o remédio ou não em outra unidade. Dessa forma, a mudança evitará o desperdício e vai trazer economia ao munícipio com relação aos gastos com medicamentos”, afirmou.

A novidade também trará melhorias no atendimento. Nas Farmácias Municipais, os munícipes serão atendidos por auxiliares de farmácia especializados e capacitados, acompanhados por farmacêuticos.

Além disso, todas as unidades de saúde terão um kit básico de medicamentos para uso imediato e de urgência, de acordo com a orientação médica. Mas estes serão apenas de uso exclusivo nestas unidades, não havendo a dispensação para o usuário.

“O novo modelo de distribuição vai contar com atendimento de profissionais capacitados na área de farmácia. Atualmente, essa distribuição é feita por auxiliares de enfermagem, o que não é mais permitido por lei, segundo portaria de 2007 do Conselho Federal de Enfermagem, que é contra a atuação de enfermeiros para esse serviço”, explica a secretária.

Para a efetivação dessas mudanças, foi formada uma comissão de farmaco-terapia para dar suporte ao controle de estoque e também realizar a padronização e atualização do Guia Farmacêutico, que será realizada de acordo com o Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

Portanto, as cinco farmácias terão todos os medicamentos que constam nesta lista. O Guia será entregue aos médicos que atendem pelo SUS para que conheçam o conteúdo presente na rede municipal.

Segundo o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a medida vai oferecer atendimento farmacêutico mais eficaz à população.

“Ao retirar o remédio, o munícipe poderá esclarecer dúvidas sobre a dosagem correta, evitando assim o desperdício. O que acontecia antes é que alguns pacientes pegavam medicamentos demais e sem necessidade, o que impossibilitava que outras pessoas fossem atendidas”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito, o modelo de regionalização na distribuição já vem registrando resultados positivos em outros munícipios.

“No encontro em que estive recentemente em Ribeirão Preto, conversei com prefeitos de outras cidades que adotaram esse tipo de distribuição e eles disseram que têm sentido avanços no setor, e garantiram que um dos resultados foi mais controle nos gastos públicos, oferecendo também mais qualidade no atendimento”, completou Brambilla.

Munícipes que tiverem dúvidas ou reclamações poderão ligar no telefone 156, da Ouvidoria da Prefeitura de Araras.

Onde estão localizadas as Farmácias Municipais
• Caem (Centro de Especialidades Médicas “Dr. Nelson Salomé” - José Ometto
• PSF “Gerônimo Ometto” - Jardim Cândida
• PSF “José Fiori” - Jardim Nossa Senhora de Fátima
• UBS “Oswaldo Devitte” - Bairro Narciso Gomes
• UBS “Francisco Cascelli” - Parque das Árvores

Onde serão distribuídos medicamentos especializados e excepcionais
• Centro Médico “Aguinaldo Bianchini” – Bairro Center Martini (Saúde Mental)
• Centro de Atendimento – Avenida Zurita – Belvedere (Excepcionais)

O que é preciso para retirar os medicamentos?
• Receita médica
• Cartão do SUS
• Documento pessoal
• Comprovante de endereço

Horácio Busolin Júnior - Secom