Araras está entre os municípios que mais geraram novos postos de trabalho, com carteira assinada, em abril deste ano em todo o Estado de São Paulo.
Segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, que analisa o comportamento do mercado de trabalho formal no Brasil, o município criou, no mês passado, 1.140 novos postos de trabalho. O número é a diferença entre as 2.745 contratações e 1.605 demissões.
O saldo positivo de 1.140 empregos está relacionado principalmente às contratações feitas na agricultura e indústrias de transformação, que garantiram que Araras ficasse na 7ª posição entre as cidades paulistas, a frente dos municípios da região, como Leme, que teve um saldo de 160 novos empregos, Rio Claro (286), Pirassununga (685) e até mesmo cidades com a população muito maior, como é o caso de Campinas, que criou 730 novos empregos formais e Piracicaba, que registrou 970 novos postos de trabalho. Lidera o ranking a cidade de São Paulo, seguida de Sorocaba e Franca (veja a relação no final da matéria).
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias, afirma que o saldo é reflexo dos investimentos que vem sendo feito no município, tanto pela administração municipal nos cursos de qualificação, quanto dos empresários que estão encontrando em Araras uma ótima oportunidade para investir. “Acreditamos que o município vai continuar registrando saldos positivos nos próximos meses, já que novas empresas devem iniciar a produção no município e o comércio continuará expandindo”, afirmou o secretário.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla ficou bastante satisfeito com o resultado e destacou também o trabalho que vem sendo feito em Araras pelo Prodeia (Programa de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda). “O Prodeia tem nos ajudado a renegociar as áreas em desuso nos distritos industriais e dado um grande apoio na vinda de novas empresas”, reiterou o prefeito.
Outros fatores
Ele explicou ainda há outros fatores que têm sido fundamentais para o desenvolvimento de Araras, como os investimentos na qualificação profissional, com abertura de novos cursos, inclusive técnicos e superior, a infraestrutura com as obras de macrodrenagem e ampliação e melhorias da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, a construção da nova escola do Senai, que está em andamento em terreno doado pela Prefeitura, na Avenida Ignácio Zurita Neto, no bairro Campinho, próximo à Vila Candinha e o CDI (Centro Integrado de Distribuição) de produtos refrigerados da empresa Nestlé/DPA (Dairy Partners Américas).
O CDI também está sendo construído com mão-obra de Araras anexo a Nestlé/DPA (Dairy Partners Américas), joint venture formada pela Nestlé e pela cooperativa neozelandesa Fonterra, na avenida “Angelo Franzini” (antiga avenida Limeira). Depois de inaugurada com 14 mil metros de área construída, o investimento garantirá para o município um salto de mais de R$ 4 milhões ano em arrecadação de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação) e facilitará o trabalho da empresa criando uma sinergia entre a produção e a distribuição.
“Estamos trabalhando em várias frentes, para fazer com que Araras seja uma referência em desenvolvimento nesse país”, destacou o prefeito.
O presidente do Prodeia, Salvador Messias Brambilla, também ressalta que a instalação de novas empresas no município mostra a confiança dos investidores no governo atual e isso prova o acerto de trabalhar junto com o setor produtivo para fomentar o desenvolvimento econômico. “Com certeza ainda vamos ter muitas boas notícias nessa área e o saldo positivo do mês de abril é só começo”, finalizou o presidente do Prodeia.
Silvio Domingos /Secom