O projeto Cine Clube, promovido pela Secretaria de Ação Cultural e Cidadania, traz nesta quarta-feira (22) o filme “A igualdade é branca”. A sessão gratuita será exibida no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” ás 20h.
Dirigido pelo cineasta polonês Krzystof Kieslowski, o filme faz parte da chamada trilogia das cores. A serie de filmes é baseada nas cores da bandeira francesa e no slogan da revolução do país. O toque do cineasta está na sua representação das palavras liberdade, igualdade e fraternidade, e na forma como as cores contribuem para montar o ambiente psicológico da história.
A “Igualdade é branca” é o segundo filme da trilogia e conta a história de Karol Karol, um emigrante polonês, casado com uma francesa. Apaixonado por sua mulher, Dominique, ele precisa lidar com um pedido de divórcio e um julgamento sem sequer falar uma palavra em francês.
Humilhado, Karol acaba se tornando mendigo no metrô de Paris e encontra outro polonês, também revoltado com o sistema. Juntos, eles retornam à Polônia, jurando vingança. O filme aborda a questão do tratamento dado a turistas e imigrantes na França, país berço da revolução que pregava a igualdade de direitos.
O último filme da trilogia “A Fraternidade é Vermelha” será exigido na próxima quarta-feira (29), às 20h, também no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Horácio Busolin Júnior/Secom