A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/04/2013 às 12:07
Reforma da Emei “Gláucia Maria” garante mais qualidade no ensino infantil
Obra foi entregue na última sexta-feira (12), no Narciso Gomes; vai garantir mais vagas para alunos de 0 a 3 anos

Novas salas de aula e estrutura mais adequada para atender às crianças da região sul. As obras de reforma e ampliação da Emei “Gláucia Maria Teixeira de Oliveira”, que fica na Avenida Castelo Branco, no Narciso Gomes, foram entregues na última sexta-feira (12), garantindo mais qualidade no ensino infantil.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla, da primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, dos vereadores Anete Monteiro Casagrande dos Santos, Éder Müller, Eduardo Elias Dias (Dú Segurança) e Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê), do vice-presidente da Associação de Moradores do Narciso Gomes Édio Leles dos Santos, além de educadores e funcionários da creche e de outras unidades da região, servidores públicos e pais de alunos.

A diretora da Emei, Gislaine Eloíse Cardoso Monteiro Ré, se emocionou ao falar sobre a nova estrutura da creche e reforçou a importância das escolas de ensino infantil para o desenvolvimento intelectual e social das crianças.

“É nas creches que elas começam a interagir com outras crianças da mesma faixa etária, a ter noção de partilha, dos amigos e da vida em sociedade. Além disso, também é um dos períodos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, que vai nortear toda a aprendizagem deste aluno”, observou.

A secretária de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri também lembrou o empenho dos educadores e a compreensão dos pais durante a reforma, quando os alunos da creche do Narciso Gomes foram transferidos para a Emei “Leny de Oliveira Zurita”, na Vila Dona Rosa Zurita.

“Foi uma transferência necessária para que as obras acontecessem e transformassem essa unidade em um espaço mais adequado para receber as crianças da zona sul. Ampliamos e modernizamos o prédio, oferecendo mais qualidade de ensino e aprendizagem para os alunos”, reforçou.

O vereador Éder Müller, que discursou em nome da Câmara Municipal, lembrou que toda a população de Araras ganha com investimentos feitos em educação, já que ela reflete em melhorias em outros setores, como segurança e emprego.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla também reforçou a importância do conhecimento para o desenvolvimento da sociedade. “A falta de acesso à educação é o maior apartheid social. Só ela garante que as crianças sejam iguais e possam ter as mesmas oportunidades no futuro. Por isso, a educação é a principal preocupação deste governo. Investimos em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a faculdade, oferecendo vagas gratuitas para a população de Araras”, comentou.

Melhorias realizadas
As obras de modernização da Emei foram realizadas pela empresa Pcon Construtora e Incorporadora Ltda., e receberam investimento de R$ 567.684,22.

Além de garantir espaço mais adequado aos alunos e professores, a reforma e ampliação da unidade possibilita aumento no número de vagas. Até então, a Emei tinha capacidade para atender a 60 crianças; com a ampliação, esse número pode chegar a 100 alunos, de 0 a 3 anos.

A unidade foi totalmente modernizada e ganhou mais três novas salas de atividades, novos solários e um centro administrativo, que inclui salas para secretaria, coordenadoria e diretoria. As melhorias envolveram ainda reforma e adaptação dos banheiros, além de implantação de rampas de acessibilidade, pintura completa do prédio e manutenção no sistema hidráulico e elétrico.

O investimento na Emei faz parte do projeto da administração municipal de zerar a fila de espera por vagas em creches em Araras.

Além da ampliação da Emei “Glaúcia Maria”, o governo de Araras também entregou nos últimos dois anos três novas creches – uma no Jardim Morumbi, outra no Jardim Itamaraty e uma na Vila Dona Rosa - e iniciou a construção de outras duas - Jardim Tangará e Jardim Alto da Colina.

Nesse período também foram realizadas as obras de reforma e ampliação do Centro Educacional Integrado, formado pela Emei “Noêmia Fabrício dos Santos Gatto” e pela creche “Lídia de Oliveira Devitte”, no Parque das Árvores, que garantiu mais 40 vagas na unidade.

Secom/PMA