A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 09/04/2013 às 14:43
PAC 2: Estação de Tratamento de Esgoto receberá adequações e ampliações
Obra faz parte do projeto de melhoria na coleta e tratamento do esgoto do município, que conta com recursos do Governo Federal

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), localizada no Parque Tiradentes, receberá parte dos R$ 23 milhões do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, destinados à melhoria na coleta e tratamento do esgoto do município.

O local receberá adequações e ampliações, como a reforma dos três reatores já existentes e a construção de quatro decantadores, além da transformação de uma das lagoas de polimento em tanque de aeração, potencializando e ampliando a eficiência do tratamento.

O projeto também inclui a construção de duas novas Estações Elevatórias de Esgoto, sendo uma no Jardim do Lago, após o Residencial Santa Mônica, às margens de um córrego localizado na Estrada Municipal Fabio da Silva Prado; e outra na região leste, próximo à empresa Sonoco, no Distrito Industrial 4.

O projeto envolve ainda a implantação de tubulação pressurizada (recalque) em alguns pontos da zona norte e zona leste. O trecho que começou na região do Haíse Maria e terminou na Avenida Dona Renata já foi concluído e recebeu 3,5 km de tubulação.

Na próxima etapa, a tubulação será implantada, pelo lado esquerdo do Ribeirão das Araras, paralela à Avenida Prefeito Milton Severino até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no Parque Tiradentes.

Tratamento eficiente
Com as obras, o processo de purificação do esgoto de Araras poderá chegar a 98% - atualmente, o município coleta 100% do material, mas consegue tratar apenas 60% deste total.

Essas obras reduzirão a poluição no Ribeirão das Araras e também no Rio Mogi Guaçu, atendendo ao crescimento da cidade até 2040.

Ederaldo Poy/Secom