Testes rápidos de HIV e sífilis estão disponíveis à população no SAECTA (Serviço Ambulatorial Especializado em DSTAids e Hepatites Virais e Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica no Jardim Belvedere. A atividade, que faz parte da Semana de Mobilização de Testagem, segue até sexta-feira (5).
Os exames são gratuitos e podem ser feitos das 13h às 16h, no ambulatório do Sae, que fica na Avenida Governador Garcez, 137. Qualquer pessoa pode realizar o teste, desde que apresente documento de identidade com foto. O resultado sai em 15 minutos.
Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado, a Semana tem por objetivo incentivar o diagnótico precose das doenças, priorizando especialmente a população mais vulnerável, e estimular a realização dos testes.
Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para exames complementares.
Horácio Busolin Júnior – Secom