A construção da Estação Elevatória de Esgoto - Norte, com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, está entre as próximas etapas das obras que proporcionarão mais eficiência no tratamento de esgoto para o município.
A Estação será construída na região do Jardim do Lago, que fica após o Residencial Santa Mônica, às margens de um córrego localizado na Estrada Municipal Fabio da Silva Prado, em uma área da Prefeitura.
Recentemente, foram finalizados os serviços de implantação de 3,5 km de tubulação pressurizada (recalque), que começaram na região do bairro Haíse Maria e terminaram na Avenida Dona Renata.
A próxima etapa da tubulação é seguir, pelo lado esquerdo do Ribeirão das Araras, paralela à Avenida Prefeito Milton Severino até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), localizada no Parque Tiradentes.
Na ETE serão feitas adequações e ampliações, entre elas a construção de quatro decantadores e a transformação de uma das lagoas de polimento em tanque de aeração, potencializando e ampliando a eficiência do tratamento.
A obra inclui ainda a construção de um novo coletor de esgoto na região norte, que visa atender ao crescimento deste setor. Os investimentos são de R$ 23 milhões, sem contrapartida do Governo Municipal.
Essas obras reduzirão a poluição no Ribeirão das Araras e também no Rio Mogi Guaçu, atendendo ao crescimento da cidade até 2040.
Ederaldo Poy/Secom