A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 08/03/2013 às 12:25
Cardápio da rede municipal inclui frutas no lanche
Estudantes recebem frutas como maçã, mamão e banana, diariamente, nos lanches intermediários da manhã, tarde e noite

A boa alimentação também é fundamental para garantir qualidade no aprendizado. Por isso, a Prefeitura de Araras busca aprimorar cada vez mais a merenda servida diariamente aos alunos da rede municipal de ensino, incluindo alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Além de café da manhã, almoço e jantar, os estudantes também têm refeições intermediárias durante a manhã, tarde e noite, quando são servidas frutas como maçã, mamão e banana. Antes, o cardápio trazia frutas apenas como sobremesa no almoço e no jantar.

Para os alunos menores, que muitas vezes ainda têm dificuldades para se alimentar, elas são entregues cortadas em pequenos pedaços para facilitar a mastigação e evitar desperdícios. As porções, no entanto, não são limitadas e cada aluno pode repetir quantas vezes desejar.

A ampliação da oferta de frutas é uma das novidades implantadas este ano na merenda escolar – até então, as refeições intermediárias contavam apenas com bolachas variadas, pães, leite ou suco.

“A mudança visa, principalmente, incluir alimentos mais saudáveis na refeição dos alunos, visando o bem estar das nossas crianças, adolescentes e adultos. Além de contribuir para que a ingestão de frutas se torne um hábito na vida deles, também queremos combater problemas como a obesidade”, acrescenta a secretária municipal de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri.

Ela reforça que o cardápio da merenda escolar de Araras é elaborado por técnicos da Central de Abastecimento e balanceado para atender às necessidades nutricionais, de acordo com a faixa etária dos alunos. A merenda atende desde os bebês das creches até alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Cada nível de ensino tem um cardápio diferenciado, de acordo com as necessidades nutricionais de cada fase de desenvolvimento. A merenda inclui, por exemplo, frutas como banana, maçã, mamão, melancia, laranja e legumes como cenoura, batata, abobrinha, beterraba, repolho, pimentão, pepino, mandioquinha, mandioca”, revela a nutricionista Gabriela Cosmo.

A maçã, presente na refeição em todos os níveis escolares, foi escolhida por possuir vários fatores nutricionais. “Essa é uma fruta riquíssima em fibras, vitamina A, B1, B2 e C, além de sais minerais, como cálcio, fósforo, e ferro. O teor de água também a torna um bom alimento para as crianças, pois, além de nutrir, é um excelente hidratante”, complementa.

De fácil digestão, a maçã costuma ser servida ao natural e com a casca para o melhor aproveitamento das vitaminas. “Além disso, segundo fonoaudiólogos e dentistas, ela também auxilia na limpeza das cordas vocais e dos dentes”, acrescenta.

Hoje em dia, são oferecidas 41,2 mil refeições por dia, incluindo desjejum (que algumas escolas oferecem); mamadeiras (creches); lanche da manhã, tarde e noite; almoço e jantar. Ao todo, 72 unidades – incluindo escolas municipais, estaduais e projetos - são atendidas.

“Por isso, a introdução de qualquer alimento deve ser analisada cuidadosamente desde a aceitação, entrega e distribuição até o consumo final”, reforça a nutricionista.

A introdução das frutas no lanche vem agradando aos alunos. “A aceitação é muito boa e muitos repetem as porções de fruta”, disse Ângela Maria Ernandez Piscello, diretora da Emeief “Lídia Maria B. Cúrtulo”. A unidade possui 273 alunos e fica no Parque Industrial.

Secom/PMA