Bem-vindo à Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal de Araras "Martinico Prado"

Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal "Martinico Prado".

Em 1948, ocorre a autorização para a criação de uma Biblioteca Pública na cidade de Araras, por meio da lei ordinária n. 18, de 24 de abril de 1948, de autoria do Prefeito Francisco Graziano. No ano seguinte, segundo Matthiensen (2017), o Professor José Nelo Lorenzon iniciou o movimento para tornar realidade essa proposta. Inicialmente, o espaço ainda não possuía o nome atual e estava instalado em um pavilhão lateral no Colégio Estadual "Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira".

O casal de beneméritos Fábio da Silva Prado e Renata Crespi da Silva Prado presentearam a cidade com a doação do acervo inicial, o mobiliário e o pagamento dos custos de construção de um prédio especialmente projetado para abrigar a biblioteca. Houve a colocação da pedra fundamental em uma cerimônia no dia 25 de junho de 1952. Dois anos depois, no dia 17 de setembro de 1954, ocorreu a inauguração do prédio em que a biblioteca está localizada, contando com a presença de autoridades, como o senador César Lacerda de Vergueiro, o Governador do Estado Lucas Nogueira Garcez e o Prefeito Hermínio Ometto.

Localizada no centro da cidade de Araras, na Praça Dr. Narciso Gomes, o prédio da Biblioteca Municipal Martinico Prado foi projetado pela renomada construtora Alfredo Mathias, destacando-se suas linhas modernas e a imponência, que ainda hoje chamam a atenção de quem visita a cidade. Considerado um dos grandes patrimônios culturais e históricos de Araras, o edifício é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (COMPHAC). A Biblioteca Municipal de Araras foi nomeada Martinico Prado em homenagem ao político paulista, pai do doador do prédio, Fábio da Silva Prado. Martinico Prado (Martinho Prado Júnior) nasceu em São Paulo, em 17 de novembro de 1843, filho de Martinho da Silva Prado e Veridiana da Silva Prado, antigos proprietários das fazendas Santa Cruz e Campo Alto, localizadas em Araras. Martinico Prado exerceu atividades como empresário agrícola e político, atuando como vereador em Araras (1876) e deputado, em diferentes mandatos, na Assembleia Provincial de São Paulo (1878-1889). Faleceu em São Paulo, no dia 24 de maio de 1906.

Em 2003, melhorias no prédio foram realizadas, incluindo a disponibilização do acesso a computadores e à internet (2010) e outras melhorias (2015), visando à conservação do prédio. A Biblioteca Municipal Martinico Prado objetiva atender as demandas informacionais do seu público, possibilitando o acesso a recursos que permitam a realização de atividades de cultura, educação e lazer, mediando a informação e estimulando a formação de leitores na cidade.

O acervo atual da instituição possui mais de 25 mil livros, o que inclui obras de assuntos variados, materiais de referência, histórias em quadrinhos, literatura nacional e estrangeira, para o público adulto e infantojuvenil, jogos de tabuleiro, livros históricos sobre Araras e a Hemeroteca com exemplares de jornais da cidade, como o Opinião e o Tribuna do Povo. O prédio disponibiliza sala de informática, conexão via wi-fi e salão de estudos, sendo oferecidos auxílio na busca de informações em bases de dados, visitas guiadas para escolas, atendimento à distância (e-mail e telefone) e empréstimos domiciliares.


Documentos necessários para criar uma Carteira de Leitor na Biblioteca Municipal:

- CPF;
- RG;
- Comprovante de Residência Atual;
- Taxa de Inscrição: R$ 9,08 (Pagamento em dinheiro).

Consultar Acervo

Consulte abaixo nossos livros e suas respectivas disponibilidades.

Importante: A pesquisa mostrará os 100 primeiros registros encontrados. Caso não encontre a informação desejada, faça uma nova pesquisa.

Termo
Digite aqui o Termo a ser consultado
Operador

Não encontrou o que procura?
Entre em contato.