Marco Zero
Localizado na Praça Barão de Araras, em frente a agência do banco Mercantil, o Marco Zero foi erigido pelo instituto brasileiro de geografia e estatística. A chapinha de bronze encravada em sua base indica que Araras nesse ponto encontra-se a 629,147m acima do nível do mar.
Endereço: Praça Barão de Araras, S/N, Centro Casa da Cultura “Emílio Silvestre Wolff”
O edifício, construído em fins do século XIX, foi utilizado como fórum e cadeia, além de ter funcionado em suas dependências a Câmara Municipal até 1916. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1977 e em 1979, que cedeu o imóvel ao município para a instalação da Casa da Cultura. Hoje o prédio oferece à população aulas de violino, piano, violão, viola caipira e canto, além de abrigar um acervo de mais de 300 quadros, gravuras e esculturas.
Obra do renomado arquiteto francês, Victor Dubugras, foi inaugurada em 1896 para abrigar o fórum e a cadeia pública, também sediou a Câmara Municipal até 1916 e é tombada pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de SP. Em 1979 o prédio passou à função de Casa da Cultura de Araras, cujo nome homenageia o artista ararense, Emílio Silvestre Wolff.
Endereço: Praça Barão de Araras, S/N, Centro Horário de funcionamento: De segunda às sexta, das 8:00 às 16:30 horas
horasTelefone: (19) 3544-8319 E-mail: cultura@araras.sp.gov.br Obelisco
O monumento do Centenário, também conhecido como Monumento do Obelisco, foi erguido em comemoração aos cem anos da cidade, na praça Barão de Araras, considerada o coração da cidade. O Monumento foi projetado pelo professor e artista plástico Antônio de Souza Rodini conhecido como Toninho Rodini.
Endereço: Praça Barão de Araras, Centro Fonte Luminosa
A inauguração ocorreu em 1955 juntamente com a inauguração da Praça Barão de Araras. Na noite de 7 de setembro do mesmo ano a cidade inteira subiu para a praça, ouviram os discursos do senhor Prefeito e do Conde Sílvio Alvares Penteado que havia arcado com as despesas da construção da Fonte Luminosa.
Endereço: Praça Barão de Araras, Centro Coreto da Praça Barão
O Coreto é uma construção típica nas cidades interioranas que conseguiram preservar esse elemento urbanístico muito bonito que teve grande importância até o fim da década de 1960. É uma cobertura situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar apresentações culturais, políticas e usado como estrutura em festas turísticas. Ele guarda o romantismo do tempo em que as praças eram o ponto central dos eventos da sociedade.
Endereço: Praça Barão de Araras, Centro Cápsula do Tempo
Localizada na Praça Barão de Araras, esse monumento foi erguido para marcar o início do ano 2000, foi uma iniciativa o Rotary Clube com a parceria da Prefeitura Municipal de Araras. Este registro histórico do município de Araras será aberto em 30 de dezembro de 2099.
Endereço: Praça Barão de Araras, Centro Estátua Ignácio Zurita Junior
O Monumento foi erigido em 10 de junho de 1945 por correligionários e pelo povo ararense, em comemoração às duas gestões como prefeito municipal de Araras para perpetuar seus feitos públicos em prol do progresso e da grandeza de Araras, Ignácio nasceu em 12 de junho de 1893 e faleceu em pleno desenvolvimento de seus ofícios públicos em 29 de novembro 1944.
Endereço: Praça Barão de Araras, Centro Escola Estadual Cesário Coimbra
A Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra, que leva o nome de um respeitado coronel, médico e político brasileiro, está em operação desde 1934. Em 1954, ela se mudou para um majestoso prédio, construído pelo governo do estado de São Paulo como parte do programa Escola Nova. O prédio é tombada pelo Comphac.
Endereço: Rua Doutor Armando Salles de Oliveira, nº 311 – Centro Telefone: (19) 3541-1023 Cine Theatro Santa Helena
Na noite de 30 de novembro de 1930, graças ao dinamismo do Sr. Gerólamo Gaino o novo cinema batizado como Theatro Santa Helena teve a sua noite de estreia às 20h00. O prédio tem arquitetura eclética com sua fachada preservada. O interior exibe uma mescla do estilo eclético com detalhes da belle époque.
Endereço: Praça Monsenhor “Paschoal Francisco Quércia”, S/N, Centro Escola Estadual Ignácio Zurita Júnior
Desde 1943 a escola estadual ocupa o palacete construído em 1896, que é tombado pelo Comphac como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Araras. Seu nome homenageia o prefeito Ignácio Zurita Júnior, político de grande expressão no município e no estado de São Paulo.
Endereço: Praça Barão de Araras, nº 140, Centro