Portal do Turismo

Brasão Prefeitura de Araras
  • Clube Ararense

    Fundado em 1952, o espaço abriga eventos marcantes na história da sociedade ararense. Devido à sua marcante arquitetura, foi tombado pelo Comphac, pertencendo ao hall dos patrimônios arquitetônicos e culturais de Araras.

    Endereço: Rua José Bonifácio, nº 715, Centro

  • Casarão Antonio (“Quicha”) Lotto

    Construído em 1881, é um dos poucos prédios do século XIX que existe no centro histórico de Araras com sua arquitetura quase original. Já foi residência, hospital, prefeitura, repartições públicas diversas, e atualmente está fechado, o local foi cena de visita do governador, em 1922.

    Endereço: Rua Albino Cardoso, S/N, Centro

  • Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

    Bento de Lacerda Guimarães, a quem o império concedeu o título de Barão de Araras, observou o progresso de sua pequena cidade, fundada há 30 anos. Ele acolheu as irmãs salesianas vindas de Guaratinguetá, devotas de Dom Bosco, e impressionado com seu trabalho educativo, decidiu entregar-lhes um prédio que acabara de construir. Este prédio serviria como uma Santa Casa de Misericórdia. As irmãs, por sua vez, assumiram o compromisso de criar um colégio, inicialmente apenas para meninas da cidade e da região.

    Endereço: Praça 8 de Abril, nº 151, Centro

  • Reservatório Cidade das Árvores

    Nesta época o serviço de água era insuficiente e imperfeito, não só pela qualidade da água não tratada, como também pela armazenagem e distribuição. Sob a orientação do Prefeito Ignácio Zurita Junior foi construído um modelar serviço de água potável à população.

    Endereço: Rua Floriano Peixoto, S/N, Centro

  • Cruzeiro da Avenida do Café

    Esse monumento foi erigido para substituir o primitivo e humilde cruzeiro existente no centro da praça oito de abril em frente ao INSA. O autor do monumento foi Antônio de Souza Rodini.

    Endereço: Avenida do Café (Praça 8 de Abril), Centro

  • Coreto do Lago Municipal

    O Coreto é uma construção típica nas cidades interioranas que conseguiram preservar esse elemento urbanístico muito bonito que teve grande importância até o fim da década de 1960. É uma cobertura situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar apresentações culturais, políticas e usado como estrutura em festas turísticas. Ele guarda o romantismo do tempo em que as praças eram o ponto central dos eventos da sociedade.

    Endereço: Lago Municipal

  • Obelisco do Centenário da Independência

    O Monumento foi erigido em 18 de novembro de 1923 pela Câmara Municipal de Araras em conjunto com a Prefeitura Municipal em homenagem ao primeiro centenário da independência do Brasil (1822 – 1922).

    Endereço: Praça Barão de Araras, Centro

  • Centenário da 1° Festa das Árvores

    Monumento ao Centenário da Primeira Festa das Árvores no Brasil, localizado na Praça EE Cel Justiniano Whitaker de Oliveira, autor do monumento Sr. Albino Pavan.

    Endereço: Praça E.E. Cel Justiniano Whitaker de Oliveira

  • Cachoeira no Lago Municipal

    Na década de 1980 deu início ao projeto de construção da cachoeira com lago em frente a bilheteria do pedalinho no Lago Municipal.

    Endereço: Lago Municipal

  • Pedalinho no Lago Municipal

    No Lago Municipal possui um passeio de pedalinho com taxa de ingresso com preços populares para atender todos os públicos com momentos de lazer junto a natureza.

    Endereço: Lago Municipal