Portal do Turismo

Brasão Prefeitura de Araras

Clube Ararense

Fundado em 1952, o espaço abriga eventos marcantes na história da sociedade ararense. Devido à sua marcante arquitetura, foi tombado pelo Comphac, pertencendo ao hall dos patrimônios arquitetônicos e culturais de Araras.

Endereço: Rua José Bonifácio, nº 715, Centro

Casarão Antonio (“Quicha”) Lotto

Construído em 1881, é um dos poucos prédios do século XIX que existe no centro histórico de Araras com sua arquitetura quase original. Já foi residência, hospital, prefeitura, repartições públicas diversas, e atualmente está fechado, o local foi cena de visita do governador, em 1922.

Endereço: Rua Albino Cardoso, S/N, Centro

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Bento de Lacerda Guimarães, a quem o império concedeu o título de Barão de Araras, observou o progresso de sua pequena cidade, fundada há 30 anos. Ele acolheu as irmãs salesianas vindas de Guaratinguetá, devotas de Dom Bosco, e impressionado com seu trabalho educativo, decidiu entregar-lhes um prédio que acabara de construir. Este prédio serviria como uma Santa Casa de Misericórdia. As irmãs, por sua vez, assumiram o compromisso de criar um colégio, inicialmente apenas para meninas da cidade e da região.

Endereço: Praça 8 de Abril, nº 151, Centro

Reservatório Cidade das Árvores

Nesta época o serviço de água era insuficiente e imperfeito, não só pela qualidade da água não tratada, como também pela armazenagem e distribuição. Sob a orientação do Prefeito Ignácio Zurita Junior foi construído um modelar serviço de água potável à população.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, S/N, Centro

Cruzeiro da Avenida do Café

Esse monumento foi erigido para substituir o primitivo e humilde cruzeiro existente no centro da praça oito de abril em frente ao INSA. O autor do monumento foi Antônio de Souza Rodini.

Endereço: Avenida do Café (Praça 8 de Abril), Centro

Coreto do Lago Municipal

O Coreto é uma construção típica nas cidades interioranas que conseguiram preservar esse elemento urbanístico muito bonito que teve grande importância até o fim da década de 1960. É uma cobertura situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar apresentações culturais, políticas e usado como estrutura em festas turísticas. Ele guarda o romantismo do tempo em que as praças eram o ponto central dos eventos da sociedade.

Endereço: Lago Municipal

Obelisco do Centenário da Independência

O Monumento foi erigido em 18 de novembro de 1923 pela Câmara Municipal de Araras em conjunto com a Prefeitura Municipal em homenagem ao primeiro centenário da independência do Brasil (1822 – 1922).

Endereço: Praça Barão de Araras, Centro

Centenário da 1° Festa das Árvores

Monumento ao Centenário da Primeira Festa das Árvores no Brasil, localizado na Praça EE Cel Justiniano Whitaker de Oliveira, autor do monumento Sr. Albino Pavan.

Endereço: Praça E.E. Cel Justiniano Whitaker de Oliveira

Cachoeira no Lago Municipal

Na década de 1980 deu início ao projeto de construção da cachoeira com lago em frente a bilheteria do pedalinho no Lago Municipal.

Endereço: Lago Municipal

Pedalinho no Lago Municipal

No Lago Municipal possui um passeio de pedalinho com taxa de ingresso com preços populares para atender todos os públicos com momentos de lazer junto a natureza.

Endereço: Lago Municipal