FAQ

O que é um Polo de Apoio Presencial?

O Polo de Apoio Presencial Regional da UAB de Araras é um espaço físico mantido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. O Polo funciona como ponto de apoio aos alunos dos cursos a distância possuindo toda infraestrutura física, tecnológica e pedagógica necessária para o acompanhamento do curso. É no polo que acontecem as atividades presenciais e os alunos têm acesso aos laboratórios de ensino e pesquisa, salas de videoconferência, sala de informática, biblioteca, salas de aula etc. O polo também possui espaço para as atividades administrativas desenvolvidas pelo coordenador e pelos secretários.

Quem pode se inscrever nos Cursos à Distância do Polo da UAB de Araras?

Qualquer pessoa que tenha completado o Ensino Médio pode se inscrever nos cursos de graduação da UAB. Nos cursos de pós-graduação podem se inscrever pessoas com graduação completa. Em ambas as situações, os alunos deverão comparecer no polo escolhido nas ocasiões determinadas pela coordenação de cada curso.


Como funciona a Biblioteca da UAB?

BIBLIOTECA UAB – ARARAS

A biblioteca UAB/Araras tem como missão a organização, preservação e a disseminação da informação para a produção do conhecimento, oferecendo suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais de forma que possa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da Instituição e da sociedade.

Endereço: Av. Nestlé – 58. Telefone: (19) 3547-9696

Horário de atendimento: Segunda a sexta 12h – 16h / 18h – 22h.

Email: Priscilapolouab@gmail.com

NORMAS DA BIBLIOTECA UAB – ARARAS

A biblioteca do Polo UAB – Araras é um dos espaços disponibilizados para os alunos e ex-alunos do Polo e seus parceiros usufruírem de seu acervo composto por áreas como filosofia, direito, matemática, administração, música, pedagogia entre outros. 

POLÍTICA DE ADMISSÃO DE UTILIZADORES

A biblioteca está aberta ao público em geral, podendo qualquer pessoa, independentemente da sua origem ou nacionalidade, acessar e consultar presencialmente os recursos existentes.

SÃO UTILIZADORES DA BIBLIOTECA:

a) Estudantes, docentes, pesquisadores, trabalhadores não docentes e colaboradores da UAB;

b) Estudantes, docentes e funcionários da Faculdade Municipal de Araras;

c) Docentes da rede pública municipal e público em geral.

DOS LIMITES DE EMPRÉSTIMO:

Será permitido aos usuários do Polo UAB e seus parceiros, devidamente cadastrados no sistema, o empréstimo de até 3 (três) livros, não sendo permitido emprestar dois exemplares de um mesmo título.

PRAZOS DE EMPRÉSTIMO:

Os prazos de empréstimos variam de acordo com o tipo de vínculo do usuário com a Biblioteca UAB/Araras:

Tipos de usuáriosQuantidade de dias
Alunos de Graduação7
Alunos Pós-graduação14
Docentes e Funcionários21

Certifique-se que o livro esteja em perfeitas condições para que o mesmo seja entregue no mesmo estado que recebeu.

RENOVAÇÃO:

A renovação do empréstimo poderá ser efetuada via e-mail priscilapolouab@gmail.com.br  e/ou no balcão da biblioteca, ou ainda pelo telefone do polo, cada exemplar poderá ser renovado por até 5 (cinco) vezes, na data de devolução e desde que não haja reserva desse material por outro usuário.

RESERVA:

A reserva de materiais emprestados pode ser efetuada ou cancelada, a qualquer momento, pelo próprio usuário, via e-mail, telefone e/ou no balcão da biblioteca. Após a devolução do item reservado, o primeiro usuário da lista de reserva tem até 24 horas para realizar o empréstimo do mesmo. O item reservado e não emprestado no prazo previsto estará automaticamente disponível para o próximo usuário da lista de reserva. Ao usuário, não será permitida a reserva de obras ou itens que já se encontram emprestados em seu nome.

DEVOLUÇÃO:

A devolução do material bibliográfico deverá ser realizada diretamente na Biblioteca, bem como a resolução de quaisquer pendências relacionadas ao empréstimo de livros.

PENALIDADES:

O usuário que não devolver o material bibliográfico dentro do prazo permanecerá suspenso dos serviços de empréstimos da biblioteca. Esta suspensão corresponderá aos números de livros e de dias de atraso.

A biblioteca aceitará atestados médicos, desde que o mesmo esclareça os motivos pelos quais o usuário deixou de cumprir com a sua obrigação na devolução dos livros. A isenção corresponderá apenas ao período especificado no atestado.

Em caso de perda, dano ou extravio dos materiais bibliográficos, os usuários deverão providenciar a reposição dos mesmos e não estarão isentos de possíveis suspensões, caso elas existam.

RECOMENDAÇÕES:

Para que o ambiente da biblioteca seja sempre um espaço limpo, organizado e agradável alguns tópicos devem ser respeitados, são eles:

• Não ingressar no recinto da biblioteca portando qualquer tipo de alimento;

• Colocar os telefones celulares no silencioso e atender fora da biblioteca;

• Quaisquer equipamentos de áudio só podem ser utilizados com fones de ouvido;

•  Não reponha os livros na estante, deixe-os sobre a mesa;

•  Para tirar um livro da estante, empurre os dois livros ao lado para trás e puxe o livro pelo meio da lombada;

• Não prejudicar a concentração e estudos dos demais usuários.

• É vedado consultar sites de conteúdo impróprio, ofensivo, discriminatório e similares;

 • Não sublinhar o texto dos livros, mesmo que a lápis. Fazer anotações em material próprio.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A Biblioteca UAB-Araras tem como função maior estabelecer o contato dos usuários com a informação, contribuindo para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para auxiliar nesta busca pelo conhecimento, a Biblioteca conta com serviços, que visam prestar um melhor atendimento, de forma a cobrir as necessidades dessa informação. 

EMPRÉSTIMOS

Os usuários da Biblioteca UAB-Araras, exceto os da comunidade externa, podem retirar materiais mediante cadastro realizado. Seguem abaixo os prazos e quantidades de itens de acordo com a categoria do usuário:

  • Os docentes podem retirar até três (3) materiais bibliográficos pelo prazo de vinte e um (21) dias.
  • Os acadêmicos e técnico-administrativos podem retirar até três (3) materiais bibliográficos pelo prazo de sete (7) dias.
  • Os usuários sem vínculo institucional, como professores da rede ou funcionários da educação podem retirar até dois (2) materiais bibliográficos pelo prazo de sete (7) dias.
  • Á comunidade externa é vedada a retirada de materiais bibliográficos sendo possível apenas a consulta local. 

 . 

PESQUISA EM BASES DE DADOS

A Biblioteca Universitária oferece o serviço de pesquisa em várias áreas do conhecimento, através de orientação personalizada.

LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS

O levantamento bibliográfico é um serviço que oferece aos usuários a busca e recuperação de bibliografias sobre assuntos, temas, autores e obras do acervo das bibliotecas da UAB-Araras ou em outras fontes de informação.

CABINES DE ESTUDO

O espaço da biblioteca disponibiliza cabines de estudos individuais para os alunos, são sete (7) sendo três (3) delas com acesso ao computador com internet para pesquisas.

BIBLIOTECA UAB – ARARAS