Publicado em: 24/01/2023 às 14:22
Janeiro Roxo: Saúde realiza ações de conscientização e combate à Hanseníase
Também conhecida como Lepra ou mal de Lázaro, a doença é infecciosa e contagiosa, afetando os nervos e a pele

Em janeiro, mês de Conscientização e Combate à Hanseníase, a Secretaria Municipal da Saúde promove ações no município com o objetivo de conscientizar e detectar pacientes infectados pela doença ainda em estágio inicial. Equipes da Saúde realizaram uma busca ativa em empresas como a Nestlé e Amcra e nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, além da orientação em postos de saúde, onde o paciente passa pela triagem e, se preciso, é encaminhado a um médico especializado.

“É uma doença infectocontagiosa e por isso transmissível, o principal sintoma é o aparecimento de manchas que tem alteração de sensibilidade ou áreas do corpo sem a sensibilidade. Na vigência do aparecimento desses sintomas, é importante procurar atendimento médico”, explica o dermatologista Dr. Rafael Crippa.

O médico ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença. “Nossa grande preocupação é que ela pode levar a sequelas já que acomete a pele e os nervos. Com o diagnóstico precoce, nós evitamos essas sequelas graves que o paciente pode ter e muitas vezes são irreversíveis”, conclui.

Atualmente, em Araras, oito casos da doença estão sendo acompanhados e dois estão em tratamento. Na suspeita da infecção por Hanseníase, o paciente pode procurar qualquer unidade de saúde. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase, antes conhecida como Lepra ou mal de Lázaro, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses.

Com informações do Ministério da Saúde