Publicado em: 19/01/2023 às 16:58
Prefeitura instala lombada eletrônica na Avenida do Filtro, no Cândida
Inéditos na cidade, primeiros equipamentos serão colocados nas principais vias em caráter educativo

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil começou hoje (19) a instalação de lombadas eletrônicas nas vias da cidade. Nesta tarde, uma equipe trabalhou na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro onde os equipamentos vão ter caráter educativo.

A via recebeu sensores no asfalto e quatro indicadores de velocidade nos dois sentidos, próximo a escolas, locais que exigem ainda mais atenção do motorista pelo grande número de crianças.

“As lombadas não estão funcionando ainda, estão sendo instaladas para depois podermos aferi-las e isso vai demorar de 30 a 40 dias, aí sim vamos avisar aos cidadãos ararenses para não prejudicá-los”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Reginaldo Fernando Chieregatto.

Tráfego mais seguro

A lombada mede a velocidade e informa ao condutor do veículo para que tenha ciência se está passando ou não do limite permitido pela via, tendo caráter educativo e não havendo a aplicação de multas.

Também em janeiro foi instalado na Rua Bolívia um radar de peso para inibir a passagem de caminhões e ônibus na rua, que é a única na cidade onde o tráfego destes veículos é proibido. A Prefeitura vem trabalhando na melhoria das vias da cidade com novos equipamentos como radares e semáforos, além da recuperação asfáltica e revitalização da sinalização vertical e horizontal.