Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 03/10/2022 às 15:38
Outubro Rosa: Secretaria da Saúde realiza Dia D no sábado (8)
Durante todo o mês serão realizados eventos e busca ativa de pacientes que precisam de acompanhamento

 

A Secretaria da Saúde deu início à campanha Outubro Rosa, pela conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo de útero. No sábado (8), será realizado o Dia D, com coleta de papanicolau e solicitação de mamografia, das 8h às 17h. “Nós orientamos as pacientes acima dos 40 anos a fazerem o autoexame, procurarem um médico especialista e realizarem os exames clínicos”, explica o mastologista da rede municipal, Ricardo Oliveira.

O Dia D acontece nas seguintes unidades de saúde:

- PSF Fermin Blanco Viana - R. Dalton Biro de Camargo Preto, S/N - Jardim José Ometto II

- PSF Edmundo Ulson - R. Ângelo Francato, 393 - Parque Tiradentes

- PSF Nilton de Lollo - R. Catanduva, 253 - Jardim São João

- UBS Dr Humberto Rodrigues - Av. Melvin Jones, S/N - Jardim Tangará

- ESF Madre Carla Rabolin - Rua Carlindo Fernandes, S/N, Jardim Alvorada

- Centro de Saúde da Mulher Jandira A. L. Duarte - R. dos Antúrios, S/N - Jardim Sobradinho

- ESF Eva Almeida Costa Cruz/Narciso Gomes - Av. Presidente Café Filho, 209 - Conj. Hab. Narciso Gomes

A Secretaria também vai realizar rodas de conversa, como a que acontece na quinta-feira (6), às 7h30, no PSF Vital Pacífico Homem, localizado na Avenida Irineu Carrocci, 1469, no José Ometto IV. O tema é a importância da mamografia, autoexame, papanicolau e sobre o trabalho na ALARA, a Associação Laço Rosa de Araras.

                                        

Tratamento completo

As pacientes podem realizar os exames clínicos, pré-operatórios, o tratamento cirúrgico e oncológico, além de toda a estrutura interdisciplinar, pela rede pública de saúde. “Também estamos realizando a busca ativa de mulheres que não realizaram o exame papanicolau”, disse o médico.

A indicação é que as mulheres com 40 anos ou mais façam o acompanhamento, realizando os exames uma vez por ano. Nos casos de pacientes que tenham menos de 40 anos ou com parentes que tiveram um dos cânceres, a indicação é que procurem um médico. “Se for uma mulher mais jovem, que tem um nódulo, por exemplo, pode procurar a rede também que vamos investigar”, explica o profissional.

 

Agendamento pelo WhatsApp

A Secretaria também disponibiliza o Serviço do Tele Mama, com agendamento de exames pelo WhatsApp +55 19 3542-1083. A paciente deve estar com documento original com foto e o pedido médico em mãos para realizar o agendamento no melhor dia e horário.

 

Secom/Prefeitura de Araras