Publicado em: 26/08/2022 às 14:33
Censo 2022: recenseadores do IBGE estão nas ruas da cidade coletando informações
Instituto pede que população colabore e responda à pesquisa que pode ser respondida também pela internet

Cerca de 80 recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão realizando o Censo 2022 nas ruas da cidade. A pesquisa leva cerca de 15 minutos para ser respondida. “Além de presencialmente, o morador também pode solicitar responder pela internet. É só passar o e-mail e telefone para o recenseador que o IBGE enviará um link válido por sete dias”, explica Catherine Prado Curtolo, agente censitário municipal.

Os recenseadores estão identificados com crachá contendo os dados do trabalhador e QR code e uniformizados com colete e boné com o logo do IBGE. As perguntas abordam temas como idade, profissão, raça e religião. Todas as informações são confidenciais e protegidas.

Os profissionais pedem que a população responda, com dados corretos, e ressaltam a importância do Censo. “É uma pesquisa que reflete nossa realidade e os resultados contribuem para tomadas de decisão por parte do poder público e também da iniciativa privada”, explica Catherine.

Apesar de algumas recusas, a recenseadora Paola Alves dos Anjos afirma que tem sido bem atendida e frisa a relevância da pesquisa. “Nós temos algumas ausências e, nesses casos, voltamos às residências para tentar novamente. Tivemos algumas recusas também, mas, no geral, estamos sendo bem atendidos. Pedimos que a população colabore respondendo ao Censo, tão importante para nossa sociedade”, disse.

Para confirmar a identidade dos recenseadores, o morador pode ligar para o telefone 0800 721 8181 ou acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/.