Publicado em: 12/08/2022 às 12:51
Araras 160 anos: ato cívico nesta sexta-feira (12) marca início das comemorações
Alunos de escolas municipais e a Guarda Civil Municipal de Araras estiveram presentes

No próximo dia 15 de agosto, Araras completa 160 anos de sua fundação e um ato cívico na manhã desta sexta-feira (12) marcou o início das comemorações. Alunos das Emefs "Professor Leonaldo Zornoff" e “Adriano Ademir Lombi” participaram da cerimônia que contou com a presença do prefeito Pedrinho Eliseu, da vice-prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Também estiveram presentes os secretários municipais, presidentes das autarquias e os vereadores Rodrigo Soares (presidente da Câmara), Ana Júlia Casagrande (secretária da Câmara) e Deise Aparecida Olímpio, e o padre da Basílica, Ricardo Petri.

História

Em 1862, os proprietários da sesmaria, Bento de Lacerda Guimarães e José de Lacerda Guimarães, erguiam a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio (hoje Basílica), rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto daquele ano, Dia da Padroeira da cidade.

Em 24 de março de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando, a partir daquele momento a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. Nesta data comemora-se o aniversário da cidade.