Publicado em: 01/08/2022 às 14:21
“Agosto Dourado”: Secretaria da Saúde irá promover rodas de conversa sobre a importância da amamentação
Programação tem início no próximo dia 5 (sexta-feira), na UBS Alberto Franzini, no Jardim Morumbi, às 7h30
Créditos da imagem: yanalya - br.freepik.com

Durante o “Agosto Dourado”, campanha de conscientização sobre o aleitamento materno, a Secretaria Municipal da Saúde irá promover rodas de conversa sobre a importância da amamentação, em alguns postos da cidade.

A programação tem início no próximo dia 5 (sexta-feira), na UBS Alberto Franzini, no Jardim Morumbi, às 7h30. A iniciativa será realizada em mais quatro oportunidades: Centro de Saúde da Mulher, dia 10 (quarta-feira), às 7h30, Jardim Sobradinho; UBS Dr. Humberto Rodrigues Junior, dia 19 (sexta-feira), às 11h30, Jardim Tangará; UBS Dr. Ênio Vitali, dia 25 (quinta-feira), às 9h, Jardim Piratininga; e na UBS Oswaldo Salvador Devitte, dia 31 (quarta-feira), às 9h, Narciso Gomes.

Recomendação

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam que, até os seis meses de vida, o único alimento a ser ofertado ao bebê seja o leite materno. Após os seis meses, a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança, juntamente com uma alimentação complementar.

A alimentação é importante em qualquer idade, mas para os bebês ela é ainda mais pois, nesta fase de intenso desenvolvimento, o leite materno é o diferencial para seu sucesso. O leite produzido pelo corpo humano contém equilíbrio de gorduras, carboidratos e proteínas na medida exata para promover o crescimento saudável e é considerado uma substância viva, pois contém anticorpos e outras substâncias capazes de proteger a criança de muitas doenças.

Alguns benefícios da amamentação:

• O aleitamento materno é considerado a estratégia mais eficaz para a prevenção de infecções e redução da mortalidade infantil;

• Fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê;

• Tem efeito positivo na inteligência, melhora o desenvolvimento mental do bebê;

• A amamentação diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2 e obesidade na vida adulta;

• Protege o bebê de otites, alergias, vômitos, diarreias, pneumonias, bronquiolites e meningites;

• A amamentação reduz em até 13% a mortalidade por causas evitáveis de crianças com até cinco anos de idade;

• A amamentação é extremamente benéfica para a saúde da mulher, tem efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário e ainda reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez;

• Amamentar promove a queima de calorias, a mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

Restrições ao aleitamento materno:

São poucas situações que restringem o aleitamento materno:

• Mães infectadas pelo HIV;

• Mães que usam medicações contraindicadas à amamentação (alguns medicamentos contra o câncer);

• Pelas mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

• Crianças portadoras de Galactosemia (doença metabólica rara, em que o paciente não consegue digerir a galactose);

• Algumas doenças raras em que o bebê não pode ingerir leite humano ou qualquer alimento que contenha lactose.

“AGOSTO DOURADO” - PROGRAMAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSA

DIA 5 (sexta-feira)

- UBS Alberto Franzini, às 7h30 – Rua Cássio Gonzaga, s/nº, Jardim Morumbi

DIA 10 (quarta-feira)