Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 08/07/2022 às 10:33
Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Educação, recompõe Bosque Ararinha após queimada
Ação educativa deve conscientizar população; área de preservação na região leste foi atingida no último fim de semana
Área do Bosque Ararinha foi atingida por queimada criminosa no último fim de semana.

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação realiza, nos próximos dias, a recomposição de área atingida por queimada criminosa na região leste de Araras. A limpeza da área está sendo feita pela Secretaria de Serviços Públicos.

"No último final de semana o Bosque Ararinha foi alvo de ação criminosa. Uma grande área de preservação foi queimada, o que traz danos ambientais e desconforto aos munícipes que residem no entorno, além de atingir a fauna silvestre da localidade. Estaremos trabalhando para recompor a área através de ação educativa", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

A Defesa Civil do município atendeu a ocorrência. “Com o período de estiagem, a vegetação fica seca e qualquer contato com algo em combustão provoca incêndio com grande capacidade de alastramento, o vento também pode ser um fator que contribui para que um pequeno foco se transforme em um evento de grandes proporções e de difícil controle”, ressaltou o coordenador do órgão, Marcus Vinicius Cabral.

Queimada urbana é crime, segundo o artigo 54 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais, e pode gerar multas que vão de R$1.591,80 a R$2.653 para os infratores (Lei Municipal 5.196/2019, Decreto Municipal 6.561/2019). As denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo aplicativo da Ouvidoria disponível para download.

Secom/Prefeitura de Araras