Publicado em: 03/06/2022 às 10:05
Cronograma de Entulho: descartes do Setor 2 seguem até a próxima segunda
Recolhimento será realizado a partir da terça-feira (7); caso perca o prazo, os resíduos poderão ser enviados ao Ecoponto

Iniciada nesta sexta-feira (3), a postura de entulho do Setor 2 segue até a próxima segunda (6). O recolhimento dos materiais de construção, restos vegetais será realizado a partir da terça-feira (7)

O Setor 2 é formado pelos bairros Distrito Industrial IV, Jardim Celina, Jardim Costa Verde, Jardim Itamaraty, Jardim Morumbi, Jardim Tangará, Villa-Lobos, José Ometto I,II, III, IV e V, Jardim Miriam, Parque Dom Pedro II, Parque Tiradentes, Res. Warley Colombini, Res. Jair Della Coletta, Res. Portal do Sol. Jardim Terras de Carolina, Jardim Portal do Sol e Araras III.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a colocação de entulho nas vias públicas não pode ultrapassar o volume máximo de 1,5 m³, por residência. Neste ano, os últimos descartes no Setor acontecem nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro.

Chatbot “Canal Araras”

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a coleta de entulho no município, a Prefeitura de Araras criou o Chatbot “Canal Araras”. A ferramenta traz respostas às dúvidas do serviço de Coleta de Entulho na cidade. Para utilizar a ferramenta basta adicionar o número (19) 99738-4792 na lista de contatos do seu celular e enviar mensagem através por meio do WhatsApp. Assim que você envia um "olá", a assistente virtual traz opções para esclarecer dúvidas acerca deste serviço.

As questões que podem ser sanadas pelo “Canal Araras” são: datas de descarte de entulho no seu bairro, tipos de entulho e como devem ser descartados, informações sobre o ecoponto, valores cobrados para volumes de descarte acima do permitido e também informações sobre multas.

Ecoponto

Além disso, para que os munícipes não deixem o material acumular em suas residências, a Prefeitura também disponibiliza um Ecoponto, onde os entulhos podem ser levados pelos próprios munícipes. Nesse caso, são permitidos resíduos vegetais em quantidade ilimitada, resíduos de construção, em quantidade máxima de 15 sacos com 30 kg cada e móveis/trecos, com volume máximo de 3m³, desde que estejam separados por categoria. Caso estejam misturados, os resíduos não serão aceitos.

A área de transbordo fica na Rua Virgílio Salviato, 2.550, no Parque Tiradentes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Aos sábados, o descarte pode ser realizado das 7h às 16h.

Cobranças

Em Araras, descartes em datas não permitidas ou acima de 1,5m³ serão cobradas. Por isso, fique atento ao cronograma:

- Remoção acima de 1,5m³ de acordo com o cronograma: R$259,22 a cada 1,5m³ excedentes;

- Remoção em dias fora do cronograma previsto para o seu bairro: R$ 360 a cada 1,5m³;

- Descartes irregulares serão enquadrados na Lei 4.927/2016, com multas a partir de seis salários mínimos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-1386 ou no link https://araras.sp.gov.br/cronograma_entulho.