Publicado em: 08/03/2022 às 14:48
Clube do Livro de março será continuação da leitura de “O nome da Rosa”, de Umberto Eco
A discussão será no dia 26 de março, às 16h, de forma remota.

Neste mês de março, o Clube do Livro continuará a leitura de “O nome da Rosa”, de Umberto Eco. A data do encontro para discussões será no dia 26/03 (sábado), às 16 horas, de modo remoto. As inscrições podem ser realizadas pelo link . O livro é um romance reconhecido, sendo adaptado para o cinema em 1986, com o protagonismo de Sean Connery, Christian Slater e F. Murray Abraham.

Autor

Umberto Eco (1932-2016) foi um importante escritor, filósofo e semiólogo italiano, docente titular da Universidade de Bolonha e com passagem por instituições renomadas, como a Yale University e o Collège de France. Escreveu textos acadêmicos relevantes, como "Semiótica e Filosofia da Linguagem", "Como se faz uma Tese" e "A busca da língua perfeita", além de inúmeros romances, como “O nome da Rosa”, “Baudolino”, "O Pêndulo de Foucault" e "O Cemitério de Praga".

Resumo da Obra

O autor utiliza um roteiro policial, no estilo de Conan Doyle, que se desenvolve na última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano da Itália medieval. Neste mosteiro, paira a suspeita de heresia e, para isso, o frei Guilherme de Baskerville é enviado para investigação. Porém, a delicada missão é interrompida por sete excêntricos assassinatos. Guilherme atua como um detetive, buscando provas, decifrando símbolos secretos e manuscritos em códigos e trabalhando arduamente no misterioso labirinto do mosteiro onde eventos extraordinários ocorrem durante a madrugada. Um espetacular sucesso, “O nome da rosa” não é apenas uma narrativa de investigação de crimes, mas também uma fascinante crônica sobre a Idade Média.

Sobre o Clube do Livro

O Clube do Livro é uma iniciativa independente, com o apoio da Secretaria de Cultura, criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019. Com a chegada da pandemia, as discussões passaram a ser realizadas de forma remota.