Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 09/02/2022 às 15:43
Prefeitura investe em tecnologia para reparos e manutenções da iluminação pública
Georreferenciamento começou nesta quarta (9); 1ª etapa consiste na utilização de drones para levantamento e cadastramento de todos os postes da cidade
Drones estão sendo utilizados nesta 1ª etapa de georreferenciamento. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

 

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, está investindo em tecnologia para facilitar as manutenções e reparos da iluminação pública da cidade.

O georreferenciamento (tornar coordenadas conhecidas num dado sistema de referência) foi iniciado nesta quarta-feira (9). “Nesta 1ª etapa, o mapeamento será realizado por drones, visando o cadastramento e levantamento de todos os postes da cidade de Araras”, explicou o técnico em edificações da Secretaria de Obras, Lucas da Silva Pereira.

Segundo os especialistas da Pasta, após a fase de cadastramento e levantamento dos dados, os postes irão receber códigos para facilitar a atuação das equipes de manutenção na identificação dos pontos de iluminação para posteriores reparos da iluminação pública. “Após essa etapa inicial, serão instaladas placas em todos os postes mapeados. Então, caso ocorra problemas com a iluminação pública, os munícipes poderão entrar em contato com a Prefeitura e passar a numeração para resolver a ocorrência”, completou Pereira.

A secretária de Obras, Camila Ometto de Abreu, ressalta que esse georreferenciamento irá facilitar no programa de retrofit (processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma), que será concretizado em breve pelo Executivo Municipal. “Posteriormente, com base nesses dados, iremos trocar todas as lâmpadas de vapor metálico e sódio por led. Com essa iniciativa, nossas ruas e avenidas irão ficar mais iluminadas e seguras”, acrescentou Camila.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-3089 (Secretaria de Obras).

 

Todos os postes de Araras serão cadastrados pelo sistema. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

 

Secom/Prefeitura de Araras