Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/10/2021 às 09:07
Eficiência no tratamento de esgoto em Araras chega a 60%
Os dados são das análises divulgadas na última quarta-feira (13), pelo Saema
Amostra colhida na saída da lagoa de tratamento e que vai para o Ribeirão Arary

 

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) divulgou na última quarta-feira (13), o laudo das análises do esgoto tratado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e os resultados são satisfatórios chegando a 60,58% de eficiência.

As análises foram de amostras colhidas no dia 29 de setembro e o resultado da DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) foram os seguintes: amostra do esgoto colhido na entrada da lagoa de tratamento foi de 794 DBO e a amostra do esgoto colhido na saída, que vai para o Ribeirão Arary e que desemboca no Rio Mogi Guaçu, foi de 313 DBO, com uma eficiência de 60,58%. As análises do tratamento do esgoto da ETE de Araras são feitas pelo Hidrolabor Laboratório de Controle de Qualidade Ltda, da cidade de Sorocaba. O prazo para divulgação dos resultados foi de aproximadamente 15 dias, além do período utilizado para análises por parte do laboratório.

Para se calcular o DBO, utiliza-se o valor de entrada, menos o valor de saída, dividido pelo valor da entrada novamente, multiplicando ao final por 100. “Estamos muito felizes com o resultado, prova que nosso trabalho vem dando resultado, diferente do que andam maldosamente pregando na cidade. Para nós, e para aqueles que nos cobram com seriedade, esse número de mais de 60% de eficiência é motivo de alegria e esperança para o nosso futuro” comemorou o presidente executivo do Saema, Alexandre Castagna.

 

Servidora Renata Batista, responsável técnica pela ETE, com amostra colhida na saída da lagoa de tratamento

Comunicação/Saema-PMA