Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/09/2021 às 18:38
Postos de Saúde oferecem testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis
Com resultado em 20 minutos, testes rápidos podem diagnosticar IST’s como HIV, hepatites B e C e sífilis e são feitos por meio de coleta de uma gotinha de sangue
É importante ressaltar que, mesmo que o paciente não apresente sinais e sintomas, as IST podem estar presentes e, inclusive, serem transmissíveis

 

Os Postos de Saúde do município estão realizando testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, hepatites B e C e sífilis.

A testagem é realizada por meio da coleta de uma gotinha de sangue no dedo do paciente, de forma rápida e segura, com resultado em, no máximo, 20 minutos.

Infecções Sexualmente Transmissíveis podem ser causadas por mais de 30 agentes etiológicos diferentes, como bactérias, fungos e vírus e são transmitidas de maneira prioritária por contato sexual. Além disso, podem também ser transmitidas por contato sanguíneo, como por exemplo, no parto ou amamentação; em acidentes de trabalho (contato com sangue contaminado devido a acidente com objetos pérfuro-cortantes).

É importante ressaltar que, mesmo que o paciente não apresente sinais e sintomas, as IST podem estar presentes e, inclusive, serem transmissíveis.

O diagnóstico precoce de IST’s permite o rápido encaminhamento para assistência médica e, consequentemente, início o tratamento, que além de ter finalidade curativa, também visa à interrupção da cadeira de transmissão.

 

Secom/Prefeitura de Araras