Publicado em: 25/05/2021 às 12:12
Prefeitura de Araras apresenta projeto de gestão colaborativa às forças de segurança da cidade
Projeto prevê utilização de câmeras, drones, aplicativos direcionados à população e dispositivos inteligentes que vão colaborar com a gestão da segurança, trânsito e defesa civil
A reunião aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de representantes da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal

A Prefeitura de Araras realizou, na manhã desta terça-feira (25), reunião com os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal pra apresentar o projeto Conecta Araras, que prevê a gestão colaborativa para o fortalecimento da segurança na cidade.

O projeto conta diversas funcionalidades tecnológicas, como muralha digital, aplicativo para pânico, dispositivos inteligentes, com sensores de temperatura, inundação, umidade, CO2 e detector de ruídos e barulhos, câmeras de monitoramento, utilização de drones e sinalizadores.

O principal objetivo é propiciar o fortalecimento de ações de segurança em tempo real, evitando a ocorrência de crimes e também realizando o mapeamento de dificuldades e necessidades, levando a gestão da segurança para mais perto da população.

Além disso, a ação também visa contemplar toda a parte de trânsito e defesa civil da cidade, ao identificar demandas, aumentar e melhorar a sinalização e propiciar adoção de medidas inteligentes e tecnológicas.

“O objetivo é a discussão sobre segurança pública e também melhoramento na parte de trânsito da nossa cidade. Apresentamos o projeto de gestão de segurança, é um projeto novo que visa o uso da tecnologia, câmeras de monitoramento e outros aparatos tecnológicos. A finalidade principal é discutir sobre a tecnologia na segurança”, explicou Valdir Albertini, diretor do Trânsito.

Todos os equipamentos e aplicativos poderão ser gerenciados em tempo real por todas as forças de segurança, que decidirão quais ações tomar junto às suas equipes. Os recursos para implementação do projeto estão sendo buscados pela Secretaria de Segurança Pública junto ao Governo Federal por meio do Ministério da Justiça.

“O projeto tem o objetivo de realizar a integração entre as forças de segurança, por meio de diversos dispositivos inteligentes relacionados ao monitoramento, trânsito e defesa civil, mas também ser mais um instrumento tecnológico para a população expor suas demandas de necessidades. Estamos trabalhando para receber essa verba, que está disponível no Ministério da Justiça e irá mudar o patamar de Araras com relação à segurança pública”, declarou o prefeito Pedrinho      Eliseu.

Aplicativo com Pânico

Aplicativo que permite a participação da população e envio de informações importantes. Permitirá o envio de pânico silencioso ou com escolha: violência doméstica, assalto, etc.

Dispositivos Inteligentes

Instalação de sensores em pontos estratégicos da cidade – sensores de temperatura, inundação, umidade, CO2, GLP, Propano, Metano e outros gases inflamáveis, detectores e medidores de ruídos e barulhos;

População poderá visualizar os dados em tempo real, com informações relacionadas ao trânsito e outros dados importantes.

Instalação e utilização de equipamentos

Câmeras para monitoramento de rua, leitura de placas veiculares e para repartições públicas, drones com câmera térmica, iluminação de LED em ruas e pontos de ônibus, sinalizadores com tecnologia solar para trânsito, ciclovias, ciclofaixas e travessias e estação meteorológica complexa.