Publicado em: 11/05/2021 às 15:52
Cultura promove transmissões ao vivo e shows drive-in com artistas locais
Ação contará com lives de apresentações musicais no Facebook @CulturaAraras e show drive-in no Parque Ecológico; Durante drive-in, alimentos não perecíveis serão arrecadados para o Fuss
As apresentações serão transmistidas pelo Facebook da Secretaria de Cultura, @CulturaAraras

A Secretaria da Cultura realiza, durante os meses de maio e junho, projetos musicais com ações solidárias voltadas aos impactos da pandemia no município.   Nos dias 14, 15 e 16 de maio, músicos ararenses realizarão apresentações musicais em estúdio. Os shows serão transmitidos ao vivo pela página do Facebook @CulturaAraras e contarão com diversos gêneros musicais, como rock, pop, sertanejo e música instrumental.

Já nos dias 11, 12 e 13 de junho, a pasta realiza shows solidários no formato drive-in no Parque Ecológico. Para assistir as apresentações, os munícipes deverão realizar a doação de 5 kg de alimentos não perecíveis por veículo. Todos os alimentos arrecadados serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade (Fuss), para serem direcionados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou risco alimentar.

De acordo com o secretário de Cultura, Fredo Júnior, o projeto foi apresentado por uma comissão de músicos ararenses e o principal objetivo da pasta, ao aderir à ideia, é oferecer uma possibilidade para suprir as dificuldades enfrentadas pelos artistas nesse período, além de também colaborar com outras causas solidárias, ao promover doação de alimentos ao Fuss.

“São intervenções diretas da Secretaria de Cultura e do Governo Municipal para atender e acolher as categorias artísticas tão afetadas pelo fechamento de postos de trabalho ocasionados pela pandemia da Covid-19”, ressaltou o secretário de Cultura, Fredo Júnior.

Além disso, Fredo ressalta que essa ação faz parte de diversas outras atividades pontuais que serão realizadas nos próximos meses, com toda classe artística.

“Queremos ter uma relação de acolhimento com os artistas de nossa cidade, ainda mais nesse período de tantas dificuldades. Por isso, ressalto que realizaremos atividades como essa com toda classe artística, teatro, dança, pintura, artes plásticas... A Secretaria de Cultura está atuando com um grande objetivo final: resgatar uma relação saudável e produtiva com a classe artística da nossa cidade. Só dessa forma poderemos recuperar e fomentar o histórico e mais do que isso, o futuro cultural do nosso município" finalizou.

Kits de Alimentos para artistas

Nos últimos dias, a Secretaria de Cultura, em parceria com a de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), também iniciou a entrega de kits de alimentos para artistas ararenses que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou risco alimentar devido à pandemia da Covid-19.

Uma Comissão de Artistas foi organizada e partir disso, uma lista com nomes de pessoas que necessitavam desse auxílio foi apresentada à Cultura e encaminhada ao Fuss.

“Sabemos o difícil momento que os artistas ararenses estão enfrentando devido à pandemia da Covid-19. Muitos deles, não estão conseguindo realizar suas atividades que tanto amam e que pagam suas contas, principalmente devido às diversas restrições que os deixam com poucas alternativas de atuação. Por isso, olhamos com carinho e atenção para esse momento, dentro daquilo que podemos fazer no atual cenário”, explicou o secretário de Cultura, Fredo Júnior.

Para realizar cadastro para o recebimento do Kit de Alimentos, o artista ararense deve procurar a Secretaria de Cultura, onde os requisitos para a aprovação serão verificados pela pasta.

“É importante ressaltar que estamos priorizando artistas profissionais, ou seja, que tinham sua renda familiar proveniente de ações artísticas. Essas pessoas podem e devem procurar a Cultura para receber o kit de alimentos”, explicou.

A Secretaria de Cultura fica no Centro Cultural de Araras, na Av. Ângelo Franzini, S/N. O telefone para contato é (19) 3541-5763.