Publicado em: 15/04/2021 às 15:44
1ª etapa da vacinação contra a Influenza tem baixa adesão de profissionais da Saúde
Até o momento, apenas 174 buscaram pela vacina; pouca procura pode implicar em redução no recebimento do imunizante contra a Covid-19 para a categoria

Baixa adesão de profissionais da saúde poderá reduzir no recebimento do imunizante contra a Covid-19 para a categoria

Iniciada nesta semana, a 1ª etapa da Campanha da Vacinação contra a Influenza (gripe) apresenta baixa adesão de profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até o momento, apenas 174 foram vacinados, do total de 7.000 profissionais, aproximadamente.

Segundo a pasta, a pequena procura pode influenciar na quantidade do recebimento do imunizante contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) para o público-alvo. “O Governo cruza informações dos vacinados contra a Influenza do último ano, que serve de parâmetro para recebermos o quantitativo da vacina contra o novo coronavírus. Porém, muitos profissionais estão reclamando que não receberam ainda a vacina contra o Covid. Por conta disso, nós estamos orientando esse público-alvo para que se imunize contra a Influenza, assim apresentarmos ao Governo que nosso município possui um número maior de profissionais e por consequência, precisamos de mais vacinas da Covid.”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Margareth Pagotti.

1ª etapa da vacinação

Os primeiros públicos-alvo que vêm sendo vacinados em Araras são os de crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas (45 dias pós-parto) e profissionais da saúde (que atuam tanto em hospitais e também em outros estabelecimentos como, por exemplo, em consultórios - incluindo secretárias e recepcionistas, fisioterapeutas e educadores físicos). Esta 1ª fase segue até o dia 11 de maio.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde, a imunização dos grupos é realizada em locais diferentes, conforme a tabela abaixo:

PÚBLICO

Gestantes/Crianças/Puérperas

7h30 às 16h – de segunda a sexta-feira

Salas de vacina

Profissionais da saúde que atuam em hospitais

Horário de trabalho

Visita da Vigilância Epidemiológica

Profissionais da saúde em outros estabelecimentos

Todas as quartas e sábados, das 8h às 14h

Parque Ecológico

“Para os profissionais da saúde que serão imunizados no Parque Ecológico fica um alerta: não haverá campanha no próximo dia 21, por causa da aplicação da 2ª dose da vacina AstraZeneca no local. Tirando este dia, o cronograma de aplicações segue normalmente. Ao todo, a Campanha terá três etapas”, completou a diretora.

Vale lembrar que a vacina contra a Influenza (gripe) não previne contra o novo coronavírus (covid-19). Ela imuniza contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2, que podem provocar gripes e outras complicações respiratórias tão graves quanto o Sars-CoV-2.

Outras informações sobre a Campanha de Vacinação podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Imunização contra a Influenza (gripe) – 1ª etapa:

Gestantes, crianças menores de seis anos e puérperas – Salas de vacina: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

- CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere)

- PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

- PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2)

- PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

- PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

- PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

Para profissionais da saúde que atuam em hospitais:

- No horário de trabalho, por meio de vistas de equipes da Vigilância Epidemiológica.

Para profissionais de saúde que não atuam em hospitais:

- Parque Ecológico de Araras - quartas e sábados, a partir do dia 14 de abril, das 8h às 14h. (exceto dia 21 de abril).