Publicado em: 13/04/2021 às 15:15
Dengue: 49 casos são registrados em Araras
Do total, 47 são autóctones e dois são importados; região Leste tem mais casos até o momento, 31
Agentes de Endemias retirando criadouros do mosquito Aedes aegypti, no bairro São João – região Norte

O Setor de Controle de Endemias da Prefeitura registrou 49 casos de dengue em Araras. Segundo o balanço atualizado e divulgado nesta terça-feira (13), do total de casos positivos, 47 são autóctones (contraídos no município) e dois são importados (contraídos em outras localidades). Além disso, outros 17 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 129 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Até o momento, a região com mais ocorrências da doença é a Leste, com 31. Há casos também na Norte (4), Oeste (4), Nordeste (4), Sudoeste (2), Rural (2), Sudeste (1) e Sul (1). Na Central e nos Assentamentos não há registros, por enquanto.

“Na última segunda-feira, nossa equipe retirou criadores de uma residência desocupada no Jardim São João, na região Norte. Nesta região, bloqueamos seis quarteirões, devido a um caso positivo no bairro. A nebulização será realizada nos próximos dias”, comentou a coordenadora de Endemias e Zoonoses.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2020, foram confirmados em Araras 887 casos de dengue (813 autóctones e 14 importados). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

- Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

- Forte dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

- Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

- Extremo cansaço

- Moleza e dor no corpo

- Muitas dores nos ossos e articulações

- Náuseas e vômitos

- Tontura

- Perda de apetite e paladar