Publicado em: 03/06/2020 às 15:27
Veja quais os requisitos para doar sangue neste sábado
Campanha é a terceira do ano e será realizada na Etec Prefeito Alberto Feres, das 9h às 12h
Essa será a terceira campanha realizada este ano em Araras

Quem pretende doar sangue neste sábado (6), na Etec Prefeito Alberto Feres, deve se atentar aos critérios utilizados para verificar quais voluntários estão aptos a participar da ação.

Além de questões relacionadas à saúde do doador, alimentação e hábitos do dia a dia também podem interferir temporariamente no momento da doação – veja os principais impedimentos abaixo.

Para a campanha que será realizada pela Secretaria da Saúde, das 9h às 12h, é necessário apresentar documento de identidade com foto para preenchimento da ficha e triagem médica.

A expectativa é coletar 150 bolsas do material, quantidade definida pelo Hemonúcleo de Campinas – responsável pela coleta de sangue. As equipes trazem o mesmo número de kits para análises preliminares, utilizadas durante a triagem. Por isso, a orientação é que os interessados em participar da iniciativa certifiquem se poderão realmente fazer a doação, evitando o descarte desnecessário de materiais.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. A iniciativa seguirá todos os protocolos de segurança para evitar aglomerações e exposição dos doadores a uma possível transmissão do novo coronavírus, causador da covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é obrigatório que os voluntários utilizem máscara e mantenham distância de dois metros de outras pessoas. Também será disponibilizado álcool gel para higienização antes e depois da doação.

Essa será a terceira campanha realizada este ano em Araras. Segundo dados da Saúde, na primeira foram coletadas 109 bolsas e na segunda, 114.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Requisitos básicos para doação:

-Estar em boas condições de saúde

-Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

-Pesar no mínimo 50 kg

-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas

- Gravidez

- uso de medicamentos eventuais ou contínuos: o médico deve ser consultado para avaliar se é possível fazer a doação

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)