Publicado em: 03/04/2020 às 16:25
Araras confirma 404 casos de dengue
Regiões com maior número de casos confirmados são a norte e a leste 2; 92 pacientes aguardam resultados de exame para diagnóstico
SecomMais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 404 casos de dengue em Araras em 2020. Desse total, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (3) pelo setor de Controle de Endemias, 396 são autóctones (contraídos no município) e oito importados (contraídos fora da cidade). Além disso, outros 92 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 194 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Até o momento, a região com maior número de casos é a norte, que engloba Jardim São João, Alto da Colina, Jardim Alvorada, Jardim Itapuã, Jardim Piratininga, Jardim São Pedro, Milton Severino, Parque das Árvores, Pedras Preciosas e Samantha II, com 139 casos. Em segundo lugar, com 49 casos, está a região leste 2, que envolve Distrito Industrial 4, Jardim Morumbi, Parque Dom Pedro, Parque Tiradentes e Portal do Sol.

Araras declarou epidemia depois que atingiu 200 casos autóctones - o cálculo depende do número de habitantes do município. Desde então, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, foram intensificadas em toda cidade para eliminar possíveis criadouros do inseto.

Notificação

Pacientes com sintomas suspeitos de dengue devem procurar um posto de saúde para realizar o exame específico e a notificação do caso. A partir destas informações, a equipe de endemia estabelece ações específicas e direcionadas para evitar novas contaminações na região onde a pessoa mora.

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal para informar o caso.

O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Atitudes simples, como eliminar objetos que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito, são fundamentais para prevenção da doença.

Tratamento da Dengue

O exame é feito a partir do sexto dia desde o início dos primeiros sintomas. Quando detectado, o organismo começa a produzir anticorpos para combater o vírus e também é possível identificar o tempo da infecção.

“A sorologia determina se a pessoa foi infectada com o vírus e somente com o resultado podemos definir as estratégias e ações específicas para evitar novos casos de doença transmitida pelo mosquito da dengue”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. São eles, PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Antonio Carlos Fabricio(José Ometto), UBS Ênio Vitalli(Jardim Piratininga), UBS Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), UBS José Fiori(Jardim Fátima) e ESF Madre Carla (Jardim Alvorada).

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

- Tampe os tonéis e caixas d’água

- Mantenha as calhas sempre limpas

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

- Mantenha lixeiras bem tampadas

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Unidades de saúde para atendimento de suspeitas de dengue

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Antonio Carlos Fabrício (José Ometto)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

UBS Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

UBS José Fiori (Jardim Fátima)

ESF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).