Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 02/04/2020 às 14:21
Sábado é dia de doar sangue
2ª Campanha do ano acontece na Etec Prefeito Alberto Feres, das 8h às 12h; estratégias para evitar aglomeração de pessoas serão adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde
SecomNa 1ª Campanha de 2020, realizada em fevereiro, 109 bolsas de sangue foram coletadas

 

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 2ª Campanha de Doação de Sangue do ano neste sábado (4). A iniciativa acontece das 8h às 12h, na Etec Prefeito Alberto Feres, que fica na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, no Jardim Cândida (região oeste).

“Nesta edição, nós pedimos aos doadores que não se aglomerem no local e que respeitem as orientações dos profissionais que estiverem trabalhando no dia”, reforça a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Rosemeire Perinotto.

A ação é uma parceria com o Hemocentro de Campinas, responsável pela coleta, triagem e distribuição das bolsas que serão coletadas. Na 1ª Campanha, realizada no dia 22 de fevereiro, 109 bolsas foram coletadas (134 doadores compareceram).

“Não podemos parar a Campanha, mesmo neste momento delicado que estamos vivendo. Nossos bancos de sangue estão quase zerados. No ano, teremos mais três campanhas, com a próxima marcada para o dia 6 de junho”, finalizou a coordenadora.

Interessados devem verificar os requisitos básicos para doação e os impedimentos temporários. Se não houver impedimento, basta descansar bem na noite anterior à doação e comparecer ao local indicado, com documento de identidade com foto. Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

 

Requisitos básicos para doação

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

 

Impedimentos temporários

Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas

Gravidez

90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Tatuagem nos últimos 12 meses

Situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

 

Secom/Prefeitura de Araras