Publicado em: 18/03/2020 às 16:07
Secretaria Municipal de Meio Ambiente avança na recuperação de nascentes
Mais 300 mudas nativas foram plantadas na 3ª etapa da ação em parceria com UFSCar e Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo)
Secom Plantio contou com o apoio dos calouros dos cursos de Biologia, Química, Física, Agronomia, Agroecologia e Biotecnologia, da UFSCar – campus Araras

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, por meio de parceria entre a UFSCar (Universidade Federal de São Paulo) e o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), deu mais um passo na recuperação das nascentes dos rios em Araras.

Durante a 3ª etapa da ação, que envolve a recuperação de matas ciliares do município, mais 300 mudas de plantas nativas foram plantadas em áreas do Assentamento III. Realizado na semana passada, o plantio envolveu mudas de pau-brasil, ingá (açoita-cavalo), aroeira, embaúba, pitanga, bananeira, pata-de-vaca, canafistula, entre outras espécies.

“Esse plantio visa à recuperação do solo degradado, permitindo uma maior infiltração do mesmo. Nesta parceria iniciada em 2018, compete à Prefeitura a parte técnica para desenvolvimento do trabalho, a concessão de um trator para a Associação dos Assentados envolvida no projeto, além de preparar a área dos plantios”, explicou Cássio Henrique Pereira Nogueira, engenheiro agrônomo da Prefeitura.

Presente ao plantio, que aconteceu no último dia 11, a professora doutora Renata Sebastiani, idealizadora do projeto, reforçou a importância do plantio. “Desde a 1ª ação, esse projeto tem como principal objetivo recuperar áreas de nascentes por meio do plantio e da proteção de mudas de árvores nativas, sendo fonte de pesquisa e estudos experimentais, além de também promover melhorias ambientais e sociais para os pequenos agricultores”, comentou.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior, adiantou que outros locais serão estudados para receber novos plantios. “A perspectiva agora é acompanhar o desenvolvimento das mudas, levantar os locais para os próximos plantios e dar sequência ao projeto de recuperação de nascentes, para que, posteriormente, os pequenos agricultores possam colher os benefícios ambientais e sociais”, finalizou Cerri

A ideia do plantio é fazer um sistema agroflorestal, com mudas de árvores nativas pioneiras e não pioneiras, adquiridas junto à Aehda (Associação para Educação do Homem do Amanhã).

Outras informações sobre a recuperação das nascentes podem ser obtidas pelos telefones 3547-8806 e 3547-8794 (Departamento de Meio Ambiente de Araras).