Publicado em: 28/02/2020 às 17:01
Projeto Google for Education é lançado em Araras
Novo projeto tecnológico consiste em um pacote de ferramentas para auxiliar na produtividade e colaboração em sala de aula e aumentar oportunidades de pensamento crítico
SecomPrefeito Junior Franco reforça que projeto traz modernidade e novas tecnologias para a educação municipal

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na manhã desta sexta-feira (28) a parceria com o Google com a primeira fase do projeto de tecnologia Google For Education, que será implantado, nos próximos dias, em oito escolas municipais.

O encontro, que aconteceu no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, reuniu o prefeito de Araras Junior Franco, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Daniela Franco, o secretário Municipal de Educação, Bruno Roza, além de outros secretários, professores e equipes gestoras das unidades.

O novo projeto consiste em um pacote de ferramentas para auxiliar na produtividade e colaboração em sala de aula, aumentar as oportunidades de pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade, com base nos objetivos definidos para os alunos.

O prefeito de Junior Franco, acompanhado do secretário municipal de educação, Bruno Roza e do diretor do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), David Eloan, esteve na capital em 2019 visitando a sede do Google para conhecer melhor sobre o projeto, que vai possibilitar uma infinidade de novas oportunidades, preparando cada vez mais os alunos da rede municipal para as profissões do futuro.

“Estive na sede em São Paulo e fiquei encantado com o projeto. Sem dúvida, as ferramentas ajudarão os estudantes no futuro, afinal, o mundo está cada vez mais tecnológico. Sempre falo que investir em Educação é pensar no futuro da cidade e do Brasil e nós, enquanto Poder Executivo, não medimos esforços para trazer ações como essa”, comentou o prefeito Junior Franco.

A Colaborativa, empresa contratada para viabilizar o projeto na cidade, irá oferecer 100 horas de formação continuada em uso pedagógico de tecnologias educacionais G Suíte – sendo 16 horas presenciais, 44 horas em EAD (Ensino à Distância) para a realização de atividades de fixação e 40 horas de curso em plataforma LMS para todos os participantes. Além disso, a empresa irá oferecer 8 horas de treinamento presencial técnico na plataforma G Suíte e Google For Education, com acompanhamento técnico por 12 meses.

No final do curso, todos os participantes receberão um certificado virtual, contendo carga horária, data de conclusão e código de identificação individual de certificado com validação online.

Para que esse projeto aconteça, a Secretaria Municipal de Educação está adquirindo 360 laptops educacionais para utilização nas unidades. O uso do material em suas estações é adequado, pois traz aos professores e gestores mais dinamismo, interatividade e o compartilhamento de ideias, tornando-os protagonistas desta educação.

“Estamos muito contentes com essa parceria que ajudará muito nossos alunos e também os professores. A tecnologia é uma grande aliada da nova geração e se soubermos usar isso a nosso favor, só vamos ganhar”, disse o secretário municipal de Educação Bruno Roza.

Secom