Publicado em: 12/02/2020 às 15:12
122 novos livros entram no acervo da Biblioteca Municipal em fevereiro
Literatura infantil, literatura infanto-juvenil, romances estrangeiros, biografias, sociologia, religião e história do Brasil são as novas temáticas disponíveis para a população
Secom

TOP 10 de 2019 contou com exemplares infanto-juvenis, biografias e clássicos brasileiros e estrangeiros

Neste mês, mais de 122 livros entraram no acevo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Entre eles estão obras de literatura infantil, literatura infanto-juvenil, romances estrangeiros, biografias, sociologia, religião e história do Brasil.

Entre as novidades estão materiais como as biografias “Vale Tudo – Som e a Fúria de Tim Maia”, do cantor brasileiro Tim Maia, escrito pelo jornalista Nelson Motta, “Da Minha terra a Terra: pela primeira vez, o maior fotojornalista do mundo conta sua história”, do fotógrafo Sebastião Salgado, em parceria com Isabelle Francq, e “Eu sou Malala”, da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, escrita por Christina Lamb; o clássico russo “Anna Kariênina”, do escritor Lion Tolstoi; os livros infantis “Leo e a baleia”, de Benji Davis, “O tupi que você fala”, de Claudio Fragata e “Fábulas de Esopo”; “Carcereiros” e “Por um fio”, de Drauzio Varella; os romances “Sua alteza” de Danielle Steel, “Paris para sois”, de Jojo Moyes, “As cores da vida”, de Kristin Hannah e “Snow crash”, de Neal Stephenson; “1808” e “1822”, de Laurentino Gomes; e “Pegasus” de Kate O’hearn.. (Clique aqui e veja o catálogo de fevereiro).

TOP 10 de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela Biblioteca Municipal, divulgou nesta semana os 10 livros mais emprestados em 2019. São eles: Diário de um Banana”, de Jeff Kiney (210 empréstimos), “A Terra das Sombras”, de Meg Cabot (76), Harry Potter e Pedra Filosofal”, de JK Rowling (37), “1984”, George Orwell (37), “Sagarana”, João Guimarães Rosa (29), “A Revolução dos Bichos”, George Orwell (28), “Quincas Borba”, de Machado de Assis (28), “O Diário de Anne Frank” (28), “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus (26) e “O Colecionador”, de Nora Roberts (25).

"Os livros exigidos para os vestibulares da Fuvest e da Unicamp sempre são muito retirados e em 2019 não foi diferente. 'Quincas Borba', de Machado de Assis, 'Sagarana'. de João Guimarães Rosa e 'Quarto de Despejo: diário de uma favelada', de Carolina Maria de Jesus estão entre os materiais mais emprestados do nosso acervo", comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo do local, clicando no ícone “Biblioteca Municipal”. São mais de 35 mil exemplares à disposição dos leitores.

A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

Livros mais emprestados da Biblioteca Municipal em 2019

- Diário de um Banana – Jeff Kiney (210 empréstimos)

- A Terra das Sombras – Meg Cabot (76 empréstimos)

- Harry Potter e Pedra Filosofal – JK Rowling (37 empréstimos)