Publicado em: 03/02/2020 às 15:29
Projeto do Centro de Distribuição da Agricultura é apresentado a comerciantes
Objetivo foi mostrar o potencial de produção da agricultura familiar de Araras e apresentar uma nova forma de comercialização dos produtos
SecomApresentação do CDA aos comerciantes aconteceu na última sexta-feira (31), na Casa da Memória

Clique aqui e veja o vídeo.

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, apresentou na última sexta-feira (31) o projeto do CDA (Centro de Distribuição da Agricultura) a comerciantes locais.

A iniciativa teve como objetivo mostrar o potencial de produção da agricultura familiar de Araras e apresentar uma nova forma de comercialização dos produtos. Na ocasião, foram convidadas redes de supermercados, restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros estabelecimentos do ramo alimentício da cidade.

“A intenção desta reunião foi apresentar o CDA aos empresários ararenses, nossos futuros compradores. Na ocasião, nós mostramos a diversidade e qualidade dos produtos oferecidos pelos nossos produtores”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior.

O CDA é baseado no funcionamento do Ceasa, em que fornecedores têm um espaço para apresentar seus produtos, como uma vitrine para os clientes. Neste local também funcionará como um ponto de encontro para fechar negócios, com contratos de entrega semanal e lista de produtos, por exemplo.

Apoio do Itesp

Na ocasião foi apresentada também uma ferramenta interativa que será utilizada no CDA, para facilitar a divulgação e oferta dos produtos. O aplicativo “Cultivando Negócios” foi desenvolvido pelo Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), por meio do Governo Estadual, a fim de promover a comercialização de produtos de agricultores familiares de todo o Estado. O sistema permite o cadastro e anúncio do produto e sua quantidade, inclusive com a possibilidade inserção de imagens.

“Qualquer interessado na compra pode filtrar as opções desejadas, por exemplo, por local, por tipo de produto e o quanto deseja adquirir. O site é uma plataforma desenvolvida pensando no pequeno produtor rural, que beneficiará principalmente os assentados de reforma agrária, que engloba 111 famílias em Araras”, comentou Milton Rodrigues Júnior, coordenador Regional Leste da Fundação Itesp, que estava presente ao evento.

Ele ressaltou ainda a importância e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, inclusive com o projeto do CDA, que poderá ser um local de cadastro de agricultores e de compradores, além de ser um ponto de entrega dos produtos dos agricultores familiares. “O CDA será um ponto para cadastramento para esta plataforma digital”, completou.

Inicialmente, o CDA funcionará no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, todas as sextas, a partir das 5h da manhã. A previsão é que o projeto tenha início neste mês. Outras informações sobre o CDA podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704.