Publicado em: 30/01/2020 às 15:15
Prefeitura entrega 4ª escola em quatro meses e abre mais de 1.000 novas vagas na rede municipal de Educação Emef Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson foi inaugurada nesta quinta-feira (30), na região norte; evento reuniu autoridades de Araras e da região, pais de alunos comunidade e familiares da homenageada

Secom
Unidade localizada no Jardim Esmeralda tem capacidade para atender aproximadamente 400 crianças do 1º ao 5º ano

A Prefeitura de Araras entregou na manhã desta quinta-feira (30) a Emef Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson à população da região norte. Com ela, são quatro escolas inauguradas pela administração municipal nos últimos quatro meses, reforçando o compromisso de que a Educação é prioridade para o governo de Araras. As quatro unidades, juntas, oferecem mais de mil novas vagas às crianças de Araras neste ano letivo, que começa dia 4 de fevereiro.

“Saber que estamos contribuindo com a educação das nossas crianças é uma das maiores satisfações que tenho como prefeito de Araras. Tenho o compromisso de trabalhar pela população de Araras e faço isso com muita seriedade, responsabilidade e respeito. E investir em educação é a melhor maneira de fazermos nossa cidade ser cada vez melhor no presente e também no futuro”, disse o prefeito Junior Franco.

A unidade localizada no Jardim Esmeralda tem capacidade para atender aproximadamente 400 crianças do 1º ao 5º ano (6 a 10 anos) da região. O prédio conta com 12 salas, laboratório de ciências, de informática e de leitura, sala multiuso, sanitários adaptados e quadra coberta.

“Faço votos que a comunidade escolar que será constituída neste ambiente, com gestores, professores e funcionários, tenha muito sucesso e se empenhe para alcançar os melhores resultados e oferecer uma educação cada vez melhor. Também desejo que a escola seja ponto de encontro e participação da vizinhança, nos ajudando a cuidar do patrimônio. Enquanto secretário, reconheço e sinto orgulho em dizer que tenho comigo uma fantástica equipe de profissionais, que constrói os bons índices educacionais com esforço e dedicação”, disse o secretário de Educação, Bruno Roza.

Para Rogério Ulson, que é filho da dona Terezinha e falou em nome da família, é uma honra ter o nome da mãe em uma escola de Araras. “Agradeço ao prefeito, sua equipe e vereadores que aprovaram na Câmara por unanimidade o nome de minha mãe - agora eternizado - aqui nessa unidade. Dona Terezinha estava sempre sorrindo e era muito otimista. Tenho certeza de que ela também está muito feliz”, disse, emocionado.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito e presidente do Saema Carleto Denardi, do secretário municipal de Educação Bruno Roza, do dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga Fábio Alexandre da Conceição, da diretora da escola, Luciane Aparecida dos Santos Calheiro de Carvalho, dos vereadores Anete Monteiro dos Santos Casagrande, Eduardo Elias Dias, Marcelo de Oliveira, Felipe Beloto e Romildo Benedito Borelli, além de Alaíde, Gustavo, Ricardo, Raquel, Eduardo, Rogério e Marcelina – filhos da dona Terezinha- e moradores da região.

Patronesse

A escola leva o nome da professora Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson, conhecida por todos como Dona Terezinha Ulson, que nasceu em Guaratinguetá em 13 de setembro de 1928, filha de Anália Pires Barbosa e José Pires Barbosa.    Desde muito nova, ela já se mostrava vocacionada à área da Educação. Com apenas 19 anos de idade, foi aprovada em concurso público para carreira de professora da rede municipal de ensino do Estado de São Paulo, escolhendo Araras para lecionar e iniciar a vida dedicada ao ensino.  Em Araras, Terezinha conheceu o esposo, Edmundo Ulson.

Ela lecionou como professora de desenho nas escolas estaduais Cesário Coimbra, Coronel Justiniano, Ignácio Zurita, entre outras, sempre em período integral, ocupando todo o seu tempo com o ensino, de forma assídua, dificilmente se ausentando. Até hoje, é lembrada por inúmeros ararenses que foram seus alunos durante décadas.

Secom