Publicado em: 10/01/2020 às 15:01
Leitores e empréstimos de livros aumentam na Biblioteca Municipal
Crescimentos foram, respectivamente, de 14,59% e 16,89% na comparação entre o ano passado e 2018; catálogo de janeiro de 2020 traz 103 novos livros

Secom

Mais 103 novos livros foram inseridos no acervo da Biblioteca Municipal neste mês de janeiro

Mais ararenses estão frequentando a Biblioteca Municipal Martinico Prado e levando livros para ler em casa. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura nesta sexta-feira (10), o local registrou aumento no número  de leitores cadastrados e também de empréstimos de obras em 2019.

De acordo com os dados, que comparam o último ano com 2018, os índices subiram 14,59% com relação ao total de cadastros de novos usuários (2019 – 526 leitores/ 2018 – 459 leitores) e 16,89% no que diz respeito a empréstimos de livros (2019 – 9.740 empréstimos/ 2018 – 8.332 empréstimos).

“Esses aumentos são muito significativos. Os dados apontam que as ações realizadas na Biblioteca estão produzindo resultados positivos. No último ano, criamos mecanismo de divulgação do nosso acervo e das atividades desenvolvidas, ferramentas que contribuíram com esses crescimentos. Quase 10 mil empréstimos em um ano é um número muito importante. Comparando com 2017, o crescimento foi de mais de 51%”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Para o secretário de Cultura, Marcio Neves, com a utilização das plataformas digitais da Prefeitura (Site, Facebook e Instagram) para divulgação de novos livros e outras iniciativas, a população ficou mais próxima da instituição e das novidades disponíveis no local. “Com o apoio das mídias sociais, o pessoal passou a ser mais íntimo do espaço e, por consequência, ficou mais ligado ações da Biblioteca”, acrescentou o secretário.

1º catálogo de novos livros de 2020

Com 103 novos livros, o 1º catálogo de 2020 traz títulos de vários temas, como literatura infantojuvenil, literatura nacional e estrangeira, desenvolvimento pessoal (autoajuda), História, Filosofia, HQs e livros em inglês. (Clique aqui e acesse o catálogo do mês de janeiro).

Entre os destaques estão os exemplares de "As moscas azuis" de Carmen Posadsa; "Loney" de Andrew Michael Hurley; "Sete desafios para ser rei" de Jan Terlouw; "Casagrande e seus demônios", a biografia do ex-jogador Walter Casagrande; "Laranja mecânica" de Anthony Burgess; "A teia de aranha" de Agatha Christie; "O caranguejo das pinças de ouro" de Hergé, autor do famoso personagem Tintim; os infantis "Bia, a dorminhoca" e "Obrigado"; o romance espírita "Bastou um olhar" de Wilson Frungilo Jr.; o relato "Como a Starbucks salvou minha vida" de Michael Gates Gill; e "O mundo como vontade e como representação" de Arthur Schopenhauer.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal conta com mais de 35 mil livros. A unidade está localizada na Praça Dr. Narciso Gomes, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534.

SecomComparativo de cadastro de leitores da Biblioteca Municipal

SecomComparativo de emprestimos de livros da Biblioteca Municipal