Publicado em: 08/01/2020 às 09:59
Aplicativo da Prefeitura de Araras ultrapassa 10 mil downloads
Criada pelo DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), ferramenta tem média de 440 downloads por mês – o equivalente a 14,6 “baixadas” por dia

Secom/PMA

Mais de 10 serviços são oferecidos à população ararense pelo aplicativo “Prefeitura de Araras”

Criado pela equipe do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Secretaria de Administração, o aplicativo “Prefeitura de Araras”, que amplia a comunicação entre os setores municipais e a população, atingiu nesta semana mais de 10 mil downloads.

De acordo com o DTI, desde fevereiro de 2018, a ferramenta digital possui média de 440 downloads por mês – o equivalente a 14,6 “baixadas” por dia. Neste período, a plataforma digital que disponibiliza mais de 10 serviços online já registrou mais de 900 solicitações feitas pela população ararense.

Atualmente, a nota do aplicativo (grau de satisfação dos usuários) é de 4 estrelas – numa escala de 0 a 5 pontos. Até o momento, 140 usuários avaliaram a ferramenta no Google Play, serviço de distribuição digital de aplicativos, jogos, filmes, entre outros recursos.

“O DTI transformou o aplicativo em um hub de serviços à população, procurando trazer conteúdo e soluções que têm como objetivo a melhoria dos serviços públicos prestados aos munícipes. Com uma evolução baseada em feedback dos próprios munícipes, o aplicativo está em constante crescimento”, explicou o diretor do DTI da Prefeitura, David Eloan da Cruz.

Para Raul Amaral, diretor de Divisão de Sistemas do DTI, o aplicativo é bem visto pela população por causa do número de serviços que disponibiliza e a facilidade de utilização. “O nosso aplicativo facilitou o dia a dia do cidadão. Nele, o pessoal pode consultar as vagas do PAT e até os horários de ônibus, por exemplo, da sua casa. Acho que por gerar tanta facilidade o público recebeu a ferramenta com bons olhos. Os índices de downloads são bem significativos, temos números de usuários iguais ou superiores, se compararmos com outras cidades”, comentou.

O que encontro no aplicativo da “Prefeitura de Araras”?

Com custo zero aos cofres públicos, o aplicativo “Prefeitura de Araras” oferece serviços como Reclamações, Sugestões, Abertura de Ocorrências, Notícias, Telefones Úteis, Fale Conosco, Denúncias, Prestação de Serviços, Utilidade Pública, Vagas do Pat e Ônibus na Hora Certa. O munícipe também pode acompanhar o encaminhamento e ter o feedback (respostas) das soluções e providências que serão adotadas nos casos.

Segundo o DTI, com a mão de obra própria, a economia chega a mais de R$ 300 mil por ano para manter o recurso digital. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-3035 (Secretaria Municipal da Administração) e 3547-3024 (DTI – Departamento de Tecnologia da Informação)