Notícias / Meio Ambiente
Publicado em: 29/11/2019 às 15:46
Canil Municipal realiza mais de 1,4 mil castrações em 11 meses
695 cirurgias foram realizadas no local e 736, em clínicas conveniadas à Prefeitura; crescimento foi de mais de 300% em relação a 2018
SecomGratuitas, castrações do Canil Municipal são realizadas mediante agendamento

 

A Prefeitura investe em melhorias no atendimento e na estrutura do Canil Municipal e o resultado reflete nos serviços oferecidos no local. De janeiro a novembro de 2019, o Canil Municipal realizou mais de 1.400 castrações gratuitas, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Segundo as informações, desse total das cirurgias, 695 foram realizadas pela equipe do próprio Canil e 736, em clínicas particulares conveniadas com a Prefeitura – totalizando 1.431 operações. O número representa aumento de mais de 300% nos procedimentos, comparando com o mesmo período de 2018, quando foram realizadas 349 cirurgias.

“Quem precisa castrar seu animal deve realizar o pedido via Departamento de Ouvidoria, pelo telefone 156. Após essa etapa, a demandas são repassadas ao Canil, que realiza triagens e coordena onde serão efetuadas as cirurgias: no próprio Canil ou em alguma clínica conveniada. O serviço é oferecido gratuitamente, porém necessita de agendamento”, explicou o diretor do Canil Municipal, Sandro Luiz Pedro.

Ao longo dos 11 meses deste ano, 1.246 consultas foram realizadas no local, com mais de sete mil solicitações atendidas por telefone. A ampliação dos atendimentos só foi possível porque a equipe do Canil foi reforçada pela Prefeitura. O local conta atualmente com três veterinários (dois da própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e um da Secretaria da Saúde, do Centro de Controles de Zoonoses), além de três estagiários de Medicina Veterinária, dois auxiliares administrativos, cinco serventes e um diretor.

“Trabalhamos para melhorar o atendimento disponível às pessoas que não têm condições de levar seus animais de estimação a clínicas particulares. Esse também é um compromisso dessa administração”, disse o prefeito Junior Franco.

Além das cirurgias de castração, o Canil Municipal também disponibiliza animais para adoção. Neste ano, 257 já foram adotados em feirinhas ou por pessoas que compareceram diretamente no local. Hoje em dia, há 119, entre cães e gatos, à espera de um lar. A Prefeitura implantou um sistema online para incentivar a adoção desses animais. Nele, há fotos e informações sobre os cães que estão no Canil e também é possível fazer cadastro para adoção. O sistema pode ser acessado pelo site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br.

O Canil Municipal de Araras fica na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/n. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413.

        

Secom/Prefeitura de Araras