Publicado em: 29/11/2019 às 15:46
Canil Municipal realiza mais de 1,4 mil castrações em 11 meses
695 cirurgias foram realizadas no local e 736, em clínicas conveniadas à Prefeitura; crescimento foi de mais de 300% em relação a 2018
SecomGratuitas, castrações do Canil Municipal são realizadas mediante agendamento

A Prefeitura investe em melhorias no atendimento e na estrutura do Canil Municipal e o resultado reflete nos serviços oferecidos no local. De janeiro a novembro de 2019, o Canil Municipal realizou mais de 1.400 castrações gratuitas, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Segundo as informações, desse total das cirurgias, 695 foram realizadas pela equipe do próprio Canil e 736, em clínicas particulares conveniadas com a Prefeitura – totalizando 1.431 operações. O número representa aumento de mais de 300% nos procedimentos, comparando com o mesmo período de 2018, quando foram realizadas 349 cirurgias.

"Quem precisa castrar seu animal deve realizar o cadastro pessoalmente no Canil. O serviço é oferecido gratuitamente, porém necessita de agendamento”, explicou o diretor do Canil Municipal, Sandro Luiz Pedro.

O serviço 156 atende demandas para castração de animais comunitários e também solicitações feitas por pessoas que têm mais de 10 animais em casa.

Ao longo dos 11 meses deste ano, 1.246 consultas foram realizadas no local, com mais de sete mil solicitações atendidas por telefone. A ampliação dos atendimentos só foi possível porque a equipe do Canil foi reforçada pela Prefeitura. O local conta atualmente com três veterinários (dois da própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e um da Secretaria da Saúde, do Centro de Controles de Zoonoses), além de três estagiários de Medicina Veterinária, dois auxiliares administrativos, cinco serventes e um diretor.

“Trabalhamos para melhorar o atendimento disponível às pessoas que não têm condições de levar seus animais de estimação a clínicas particulares. Esse também é um compromisso dessa administração”, disse o prefeito Junior Franco.

Além das cirurgias de castração, o Canil Municipal também disponibiliza animais para adoção. Neste ano, 257 já foram adotados em feirinhas ou por pessoas que compareceram diretamente no local. Hoje em dia, há 119, entre cães e gatos, à espera de um lar. A Prefeitura implantou um sistema online para incentivar a adoção desses animais. Nele, há fotos e informações sobre os cães que estão no Canil e também é possível fazer cadastro para adoção. O sistema pode ser acessado pelo site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br.

O Canil Municipal de Araras fica na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/n. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413.