Publicado em: 04/11/2019 às 16:10
Araras é a 2ª em grau de satisfação na iluminação pública
Indisat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) apontou a cidade na vice-liderança geral do segmento dentro do aglomerado urbano de Piracicaba, com 750 pontos
Secom

Em caso de problemas na iluminação pública, os ararenses devem entrar em contato com o Departamento de Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156

A iluminação pública de Araras é referência de qualidade na região. O serviço atingiu alto grau de satisfação no 2º trimestre (abril a junho) deste ano, segundo levantamento do Indisat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Neste período, Araras contabilizou 750 pontos, assumindo a vice-liderança do ranking geral do segmento dentro do aglomerado urbano de Piracicaba. A liderança atualmente é da cidade de São Pedro.

O alto grau de satisfação, de acordo com o estudo, é concedido aos serviços que registram de 650 a 799 pontos. No 1º trimestre de 2019, a iluminação registrou 723.

Além de Araras e de São Pedro, o Indisat realiza pesquisas em outros municípios do aglomerado de Piracicaba, como Capivari, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras e Santa Gertrudes.

Problemas na iluminação pública: o que fazer?

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas orienta que, em caso de problemas na iluminação pública, os ararenses devem entrar em contato com o Departamento de Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156, e protocolar um pedido de manutenção.

Após o encaminhamento do pedido, a Tecnolumen, empresa terceirizada responsável pelo serviço, tem até cinco dias para executar o problema. “Feito o serviço, o pedido é encaminhado à Ouvidoria que, por meio de contato telefônico, confirma a execução do serviço. O processo é totalmente informatizado”, explicou o diretor de Departamento de Ouvidoria, Jean Carlo da Costa.

A Tecnolumen é responsável pelos reparos na iluminação das ruas e avenidas, totalizando 17.814 postes. Já os consertos de áreas públicas, como praças, rotatórias e canteiros centrais, ficam a cargo da Prefeitura, por meio da equipe da Secretaria de Obras.

Reparos na iluminação pública no 1º semestre

No 1º semestre deste ano, 2.270 reparos na iluminação pública foram realizados na cidade. De acordo com o Departamento de Ouvidoria, lâmpadas apagadas lideram a lista de serviços realizados,. com 2.136 ocorrências, o que equivale a 94,10% do total. Além disso, os reparos incluíram lâmpadas piscando (64 ocorrências e 2,82% do total), lâmpadas acessas durante o dia (38/ 1,67%) e outros serviços (32/ 1,41%).

Em 2018, no mesmo período, foram 1.946 solicitações, ou seja, 16% a menos do que neste ano. Outras informações sobre a iluminação pública podem ser obtidas pelos telefones 3547-3089 (Secretaria de Obras) e 3547-3076 (Departamento de Ouvidoria).