Publicado em: 14/10/2019 às 16:00
Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
Secom

Teatro de conscientização e prevenção à proliferação do mosquito da dengue

As temperaturas altas ampliam o alerta para algumas doenças. Por esse motivo, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Saúde, está intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue e de doenças como febre amarela, zika e chikungunya.

O setor de Combate a Endemias está realizando a 4ª avaliação de densidade larvária deste ano, com sorteio de quadras que são vistoriadas na cidade. As larvas encontradas nestes locais são coletadas para avaliação de risco de infestação no município.

Além disso, durante todo mês de outubro, o setor realiza palestras para estagiários de enfermagem, distribuição de folhetos em agências de viagens sobre a prevenção das doenças e atividades educativas em escolas da rede municipal – entre elas, contação de história.

Durante o ano, as atividades incluem vistorias de imóveis, principalmente, em pontos estratégicos - onde há aglomerados de criadouros, as visitas são realizadas quinzenalmente. Além disso, as equipes verificam também imóveis onde há intensa circulação de pessoas e casas desocupadas.

Paralelamente, ações educativas são realizadas em escolas, empresas e também nas ruas, com teatros, jogos e palestras, além de campanhas de mobilização.

De janeiro a setembro deste ano, 94.966 vistorias de imóveis foram realizadas em toda cidade, com 30.619 ações de controle de criadouros. Além disso, 13.821 pessoas participaram de ações educativas, com apresentação de teatro e histórias, jogos, campanhas em agências de viagens, de mobilização, exposição de maquetes, capacitação de agentes e distribuição de folhetos.

“As ações educativas são a forma mais eficiente de prevenção a essas doenças. As pessoas precisam entender como evitar a proliferação do mosquito e dessa forma, evitar também que essas doenças ganhem força durante os meses mais quentes do ano. Esse é nosso objetivo” ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

De acordo com levantamento do setor, desde o início deste ano, Araras registra 636 casos confirmados de dengue, sendo 601 autóctones e 31 importados. Além disso, há três casos aguardado resultado e 354 casos negativados.

Secom
Ações educativas também são realizadas em empresas