Publicado em: 04/10/2019 às 15:48
Prefeitura inicia preparativos para compra de novos ônibus e finalização do novo Distrito Industrial
Serão 14 novos ônibus para trocar a frota do TCA, além de instalação de infraestrutura no Distrito Industrial 6, para atrair novas indústrias e gerar mais empregos
Secom

Reunião no gabinete: Silvio Scaff (gerente da Caixa de Araras), Paulo Bertolini (secretário de Planejamento), o prefeito Junior Franco, Eliseu Fernando Moda (gerente regional de governo da Caixa) e José Roberto Mazzoldi Soriano (gerente de governo da Superintendência Regional da Caixa)

A Prefeitura de Araras vai comprar pelo menos 14 novos ônibus para a troca da frota do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras), além de construir a infraestrutura necessária para a abertura do Distrito Industrial 6, com o objetivo de atrair novas indústrias e gerar mais empregos na cidade.

A Câmara Municipal aprovou na sessão do último dia 30 de setembro o projeto de lei de autoria do Executivo, que autoriza a Prefeitura a contratar um crédito no valor de R$ 12 milhões. Desse total, cerca de R$ 5 milhões seriam destinados para a compra de novos ônibus, e o restante para a execução de infraestrutura do Distrito Industrial 6.

Para dar andamento ao processo e possibilitar essas conquistas importantes para a população, a Prefeitura iniciou os preparativos para formalizar a contratação do crédito junto à Caixa Federal, por meio do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), um programa oferecido pelo banco com juros baixos.

No último dia 3, o prefeito Junior Franco e o secretário municipal de Planejamento, Paulo Bertolini, receberam no Paço Municipal representantes da Caixa Federal para dar início à formalização do contrato, que deve ser finalizado nas próximas semanas. Estiveram no gabinete o gerente de governo da Superintendência Regional da Caixa de Piracicaba, José Roberto Mazzoldi Soriano; o gerente regional de governo da Caixa, Eliseu Fernando Moda; e o gerente da agência de Araras da Caixa, Silvio Scaff.

O prefeito está com esperança de que esse financiamento seja concretizado o mais breve possível. “Nosso transporte coletivo já é bom, mas queremos oferecer mais qualidade ainda, com novos ônibus, pois os usuários merecem. E sobre o Distrito Industrial, nossa pressa é para atrair novas empresas e oferecer mais empregos para a população”, comentou o prefeito.

14 novos ônibus

A proposta da Prefeitura é adquirir pelo menos 14 novos ônibus para renovar a frota do TCA, dependendo dos valores apresentados pelas empresas que disputarão a licitação. Ou seja, a quantidade de ônibus adquiridos pode ser ainda maior.

A princípio, de acordo com levantamento prévio, seriam 6 ônibus urbanos, 6 ônibus mistos e 2 microônibus. Segundo o presidente do TCA, Elcio Rodrigues Júnior, a intenção é colocar ônibus novos em praticamente todas as linhas do TCA, em todos os bairros. Esses novos ônibus, principalmente os micro, também serão utilizados na zona leste, após a inauguração do Terminal Rodoviário Urbano que está sendo construído próximo à Fatec.

Novo Distrito Industrial

A Prefeitura possui uma área de 141 mil m² em localização privilegiada para a implantação de um novo Distrito Industrial, o sexto da cidade. Esse novo Distrito fica no início da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), no trecho Araras/Rio Claro, ao lado da Rodovia Anhanguera (SP-330).

Para sua implantação de fato, a Prefeitura precisa executar obras de infraestrutura no local, como asfalto, energia, água e esgoto. O financiamento vai possibilitar a execução dessa infraestrutura para, posteriormente, atrair novas indústrias e gerar novos postos de trabalho.

A finalização do projeto executivo de infraestrutura do Distrito Industrial 6 está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento. Segundo o secretário Paulo Bertolini, o projeto inicial precisou passar por pequenas alterações, em virtude do repasse de uma faixa do imóvel ao governo estadual, por conta da duplicação do trecho da SP-191. A Arteris/Intervias construiu uma faixa adicional no sentido Rio Claro/Araras, passando em frente ao Distrito Industrial 6, valorizando ainda mais o empreendimento. Além dessa faixa adicional, no local haverá uma rotatória já na saída da rodovia, facilitando o acesso ao Distrito Industrial. A previsão é disponibilizar cerca de 140 lotes industriais.

SecomLocal onde será implantado o Distrito Industrial 6, no início do trecho Araras/Rio Claro da Rodovia Wilson Finardi (SP-191)

Secom

Com a liberação da Caixa, a Prefeitura vai poder comprar pelo menos 14 ônibus novos para o TCA