Publicado em: 02/08/2019 às 16:14
Centro Pop retoma atendimento especial para ampliar abrigo a moradores de rua
Local que funciona na Rua Visconde do Rio Branco, Centro, volta a ficar aberto no período noturno a partir desta sexta-feira, por conta da previsão de queda na temperatura

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), coordenado pela Prefeitura de Araras, volta a adotar o atendimento ampliado para acolher moradores de rua nas noites mais frias de inverno. A previsão do tempo aponta nova queda na temperatura neste fim de semana.

A estrutura localizada na região central estará aberta a partir desta sexta-feira (2), das 19h às 7h, para receber emergencialmente quem precisa se proteger do frio. Cães que acompanham essas pessoas também são acolhidos e podem permanecer no local junto de seus donos.

No mês passado, em média, 40 pessoas foram abrigadas no local nas noites mais críticas. Araras tem, atualmente, cerca de 50 moradores em situação de rua, segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social. Os números podem variar, pois algumas pessoas não permanecem na cidade – apenas passam por aqui e seguem para outros destinos. Desse total, 40 têm família em Araras ou vínculos com o município.

“Adotamos esse atendimento emergencial para evitar que os moradores de rua fiquem desamparados, já que a previsão é de frio no fim de semana”, acrescentou a secretária municipal de Ação e Inclusão Social, Marilda Fachini.

Além do Centro Pop, o acolhimento à população de rua é feito também pelo IDE (Instituto de Difusão Espírita) no albergue localizado na Rua Emílio Ferreira, no Centro. No local, há 20 leitos – 14 masculinos e seis femininos – disponíveis para pernoite. A Prefeitura tem parceria com a entidade e destina um guarda civil municipal para reforçar a segurança no local no período noturno.

As ações também são reforçadas por voluntários da cidade. A Igreja do Nazareno – Comunidade Vida e o Lar Nova Vida voltam a disponibilizar abrigo emergencial para moradores de rua no salão da entidade, localizado no Jardim Celina, a partir deste sábado (3). Os voluntários, que também contam com apoio da Prefeitura na doação de roupas e suporte ao atendimento, acolheram cerca de 20 pessoas nas noites mais frias de julho. O total de vagas disponíveis é o mesmo, por noite, para este fim de semana.

“No mês passado, conseguimos resgatar nove pessoas que estavam nas ruas e reencaminhá-las a clínicas para tratamento. Uma delas voltou ao convívio da família”, conta o pastor e presidente do Lar Nova Vida, César Augusto Siqueira.

Trabalho constante de abordagem

Voltado ao acolhimento de indivíduos e famílias em situação de rua, o Centro Pop realiza trabalho permanente de abordagem junto a essas pessoas para oferecer abrigo sempre que precisarem, além de encaminhamentos para consultas médicas e odontológicas, clínicas de reabilitação, capacitação e também auxílio para que retornem às famílias.

Além do amparo emergencial, previsto em situações como as baixas temperaturas, o Centro Pop também disponibiliza estrutura para que os moradores de rua fiquem alojados no local, por lei, por até seis meses. Há 19 vagas disponíveis para esse tipo de atendimento, atualmente.

No local, além de estrutura para dormirem, com colchões, agasalhos e cobertores, eles também têm café da manhã, podem tomar banho e fazer sua higiene pessoal, e usar o espaço ainda para lavar e secar suas roupas. Animais que acompanham essas pessoas também são acolhidos e podem permanecer no Centro Pop junto de seus donos.

“O Centro Pop é uma estrutura especializada para esse tipo de atendimento e tem uma equipe muito dedicada, que trabalha para oferecer mais dignidade a essas pessoas que vivem nas ruas”, comentou o prefeito Junior Franco.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, o local é abastecido também com doações de peças e cobertores arrecadados pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, além de parcerias com ONGs, igrejas e voluntários da cidade.

O trabalho de abordagem é realizado o ano todo. “Percorremos a cidade, conversando com os moradores de rua e falando para eles sobre a estrutura do Centro Pop e sobre a importância de recuperarem o vínculo com suas famílias”, completa Lúcio Bitencourt de Andrade, diretor de coordenadoria do Centro Pop.

O local funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro, e atende solicitações feitas pela população também pelo telefone 3547-6672.